Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG celebra Ano Internacional da Tabela Periódica com lançamento de produto de comunicação
comunicação

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 15h35

O produto, um cartão impresso com a tabela dos elementos químicos, será usado em atividades de divulgação do IFG

xxxxxxxxxxxx
   Material impresso será usado em ações de divulgação

As Nações Unidas instituíram o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, data comemorativa para celebrar 150 anos da descoberta do Sistema Periódico, em 1869, pelo russo Dmitri Mendeleev. Para integrar essa comemoração mundial, o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Diretoria de Comunicação Social, lança um produto de comunicação institucional que apresenta a tabela impressa.

“Trata-se de um cartão impresso em gráfica, contendo a atual tabela periódica que é utilizada especialmente por alunos do Ensino Médio e de alguns cursos de graduação. O produto, além de conter a tabela e informações gerais sobre o IFG, tem por objetivo apoiar as atividades de divulgação institucional, a exemplo do Projeto Conhecendo o IFG, que recebe periodicamente estudantes de escolas municipais e estaduais para divulgar as oportunidades oferecidas pelo IFG em seus câmpus”, destaca a Adriana Souza Campos, diretora de Comunicação Social da Reitoria.

Ela ressalta que há até uma hashtag (que é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas mídias sociais), a #IYPT2019, adotada para marcar as publicações relacionadas a este tema, além de um site (https://www.iypt2019.org) onde são registrados os eventos, atividades em andamento e produtos elaborados para marcar o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Os câmpus do IFG receberão, nos próximos dias, um quantitativo do material produzido para que possam planejar a distribuição dirigida nas ações de divulgação institucional, seja no Projeto Conhecendo o IFG ou em outras atividades que cada unidade for realizar ou participar, a exemplo de feiras e visitas às escolas das regiões.

A celebração do Ano Internacional é uma forma de reconhecer a tabela como uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, biologia e outras áreas das ciências puras. A data foi instituída mundialmente após deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2017.

Curiosidade
A atual tabela periódica, elaborada com base na tabela de Mendeleev, é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e suas propriedades. Eles estão organizados em ordem crescente correspondente aos números atômicos (quantidade de prótons). Atualmente ela cataloga 118 elementos conhecidos e fornece várias informações sobre o comportamento de cada um deles. Uma curiosidade é que, em 1955, o elemento atômico nº 101 da tabela recebeu o nome de Mendelévio (Md) em homenagem ao cientista russo.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.