Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nova série de vídeos em Libras tira dúvidas sobre a Covid-19
Início do conteúdo da página
pandemia

Nova série de vídeos em Libras tira dúvidas sobre a Covid-19

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 23h23 | Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2020, 21h50

 Desta vez, a médica infectologista Josela Palmeira Pacheco respondeu perguntas sobre o novo coronavírus

O projeto de extensão do IFG-Câmpus Inhumas intitulado Produção e Divulgação de Informações para a Comunidade Surda: COVID-19 em Foco divulgou nesta sexta-feira, 24 de abril, a segunda série de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre temas relacionados a esse momento de pandemia do novo coronavírus. 

Os dois vídeos, elaborados e desenvolvidos pela professora de Libras do IFG-Câmpus Inhumas, Thaysa dos Anjos Silva Romanhol, com a parceria do professor de Libras do IFG-Câmpus Anápolis, Newton da Rocha Nogueira, desta vez tiveram a contribuição da médica infectologista Josela Palmeira Pacheco, também do Câmpus Inhumas, que respondeu perguntas sobre a Covid-19. 

As produções dessa segunda série em Libras abordaram os seguintes temas: vacina ou medicação para tratar o novo coronavírus; resistência do vírus ao calor; transmissão; importância da vacina contra a gripe; possíveis sequelas da doença; a origem do vírus e detalhes sobre o atendimento aos casos suspeitos.

" A importância de vídeos à comunidade surda é trazer informações sobre o que é o SARS-CoV-2, a contagiosidade, transmissão, sintomas, medidas de prevenção (distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta da tosse, uso de máscaras ao saírem em locais públicos), quando procurar atendimento médico e os locais de referência para tais atendimentos. Além de esclarecer o que é fake news e o que é fato sobre a doença. De uma forma geral, é dar à comunidade surda acesso a informações baseadas em ciência", explicou a médica Josela. 

Atendimento

Para pacientes surdos que procurem unidades de saúde e necessitem de interpretação durante o atendimento, os vídeos ainda divulgam contatos da Central de Interpretação de Libras em Goiânia (62 99231-4707) e da Central de Interpretação de Libras em São Paulo (www.icom-libras.com.br).

A primeira parte do projeto de extensão foi composta por seis vídeos, com os temas: requisitos para o recebimento do Auxílio Emergencial do Governo Federal; regras gerais do Auxílio Emergencial, como ter acesso ao recurso (passo a passo) e informações gerais sobre a regularização do CPF. A edição de todo o material está sendo realizada pelo servidor Gabriel José Vital dos Reis, técnico em audiovisual do Câmpus Inhumas. 

"Esse é um projeto de extensão voltado para a inclusão social das pessoas surdas. O objetivo é levar informação à comunidade surda neste momento de pandemia. A maioria dos telejornais e canais de informação não disponibiliza seus conteúdos em Língua Brasileira de Sinais, e isso dificulta que a informação chegue até o surdo", ressaltou a professora Thaysa.  

Todos os vídeos do projeto de extensão podem ser acessados e compartilhados pelo perfil do IFG-Câmpus Inhumas no Instagram (@ifg_inhumas), no espaço destinado ao IGTV, e no grupo público do Câmpus no Facebook (https://www.facebook.com/groups/439268329481047/). Os primeiros vídeos da série também estão disponíveis no Canal do IFG no YouTube (https://www.youtube.com/user/ifgoficial/videos).

 

Saiba mais sobre o projeto em:

IFG-Câmpus Inhumas divulga vídeos em Libras com informações sobre o Auxílio Emergencial

 

  

Fim do conteúdo da página