Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora do câmpus participa de conferência na Rússia
Início do conteúdo da página
EaD

Professora do câmpus participa de conferência na Rússia

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 17h40 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2017, 17h28

A docente Renata Luiza da Costa ministrou palestra com o tema Contribuições da teoria histórico-cultural para a Educação a Distância (EaD): o caso do Brasil

A professora do IFG-Câmpus Inhumas Renata Luiza da Costa participou, no último mês, de uma conferência internacional realizada na Nosov Magnitogorsk Technical University - Institute of Humanities, na cidade de Magnitogorsk, na Rússia. Ela e outros dois professores brasileiros, Alcides Hermes Thereza Jr (da Universidade Estadual de Goiás - UEG) e André Luiz Araújo Cunha (do Instituto Federal Goiano - IFGoiano), acompanharam a décima primeira edição do evento International Scientific Practical Conference "The World of Childhood and Education". 

Durante a conferência, Renata ministrou uma palestra com o tema Contribuições da teoria histórico-cultural para a Educação a Distância (EaD): o caso do Brasil. "Na ocasião, apresentei um panorama geral do número de matrículas em cursos a distância no Brasil. Falei também sobre a expansão da EaD que tem sido estimulada pelo governo e, ao mesmo tempo, muito mais voltada para atender metas do que para uma preocupação social qualitativa. Destaquei resultados de pesquisa com cursos técnicos a distância, mostrando que precisamos de um modelo de EaD que, de fato, contribua com a formação profissional e cidadã dos alunos que só podem estudar dessa maneira", explicou. 

Parcerias 

A viagem para a Rússia, de acordo com a professora, foi importante em, pelo menos, três dimensões: na divulgação de resultados de pesquisa brasileira e, mais especificamente, de pesquisas realizadas no IFG; no estreitamento de relações com a universidade anfitriã, implicando em parcerias que já começam a ser negociadas, e na troca de experiências sobre escolas de educação básica, ensino profissional e ainda sobre grupos de pesquisa na área de formação de professores de acordo com o sitema Elkonin-Davidov.

Renata explica que os principais interesses dos russos estão voltados para parcerias que promovam intercâmbio de alunos e professores. "Além de participarmos da conferência, visitamos escolas de educação básica, uma escola de educação profissional, um Instituto de Psicologia e também uma metalúrgica. Algumas áreas aparecem com mais destaque nos trabalhos realizados por lá, como mineraçao, química e as licenciaturas em geral. Eles querem receber alunos brasileiros para estágio na metalúrgica e desejam promover intercâmbios com professores nos mestrados e doutorados."

De acordo com a docente, os interessados em saber mais sobre a viagem ou sobre os interesses dos professores russos podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também é possível buscar informações Coordenação de Relaçãoes Internacionais do IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a servidora Ingrid Klein). "Professores e técnicos interessados em participar da cooperação estão convidados a se manifestar", destacou Renata. 

 

 

Fim do conteúdo da página