Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > A importância do Pibid e da Residência Pedagógica na formação docente é pauta de mesa de diálogos em Seminário do IFG
ensino

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 11h23

Evento conta com transmissão pelo canal Ead IFG no YouTube e termina nesta quinta-feira, 16 de dezembro

zzzz
  A conversa entre os docentes foi uma das atrações do II Seminário Institucional Pibid/Residência Pedagógica

O Instituto Federal de Goiás (IFG) promoveu na tarde desta quarta-feira, 15 de dezembro, uma mesa de diálogos sobre a importância dos programas Pibid e Residência Pedagógica nos cursos de Licenciatura do IFG. A conversa foi transmitida pelo canal da EaD IFG, ao vivo, pelo YouTube. A atividade é uma das atrações do II Seminário Institucional Pibid/Residência Pedagógica, que termina nesta quinta-feira, 16 de dezembro.

Participaram da mesa-redonda Eliton Pereira, docente orientador do subprojeto de Artes/Música/RP do Câmpus Goiânia; Karla Cassiano, professora coordenadora do subprojeto de Química/PIBID do Câmpus Inhumas; Neville Vilasboas e Santos, docente orientador do subprojeto de Sociologia/RP do Câmpus Anápolis; e Suzana de Albuquerque, professora coordenadora do subprojeto de Pedagogia/Alfabetização/PIBID do Câmpus Goiânia Oeste. A mediação da atividade foi feita por Deusa Castro, docente orientadora do subprojeto de Letras/Português/RP do Câmpus Goiânia.

Como destacou Deusa Castro, o diálogo entre os professores partia do pressuposto de que é necessário defender o Pibid e a Residência Pedagógica. Para aqueles que não conhecem, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Pibid, por sua vez, é um programa cujo objetivo é contribuir com a interação entre os cursos de licenciatura do IFG e as escolas públicas de Educação Básica, aumentando o nível de articulação entre eles. Além disso, o programa busca propiciar, ao futuro professor, vivência de experiências que auxiliem o entendimento do funcionamento da realidade escolar e em escolhas futuras relacionadas às metodologias a serem utilizadas em sala de aula e no relacionamento professor-aluno.

Importância do Pibid e da Residência Pedagógica

A conversa entre os professores, durante o Seminário, trouxe visões oriundas de várias áreas do conhecimento, mas que convergem para a necessidade da valorização das políticas educacionais no país. Durante, suas falas, os docentes se lembraram da crise pandêmica, da situação social no país e ressaltaram a importância de refletir sobre suas práticas pedagógicas. Como pontuou o professor Neville, “todo esse cenário nos leva a perguntar qual é o nosso papel e o que nós fazemos, quais são as políticas educacionais que passam por nós, educadores e educadoras, professores e professoras, profissionais da educação em geral, especialmente nesse momento de crise”.

Falando sobre o projeto realizado no Câmpus Goiânia Oeste e no Câmpus Aparecida de Goiânia, na área de Pedagogia, a professora Suzana destacou a importância do papel criador e do protagonismo dos estudantes no contexto dos programas Pibid e Residência Pedagógica. Segundo a docente, o papel dos programas engloba, “nessa formação inicial, trazer o protagonismo à formação dos sujeitos”.

Karla, docente da área de Química do Câmpus Inhumas, destacou alguns elementos presentes nas práticas do Pibid e da Residência Pedagógica, chamando atenção para importância que esses programas têm na formação dos licenciandos. Um ponto destacado foi a possibilidade de aumentar o tempo de formação dos discentes. Outro ponto é a possibilidade de, além de superar o senso comum pedagógico, propiciar momentos de reflexão sobre a prática docente. A professora também lembrou a importância de pensar em políticas de carreira para os professores: “Não dá para pensar na formação de professores sem pensar nas políticas de carreira docente”.

Orientador na área de Música no Câmpus Goiânia, o professor Eliton ressaltou o potencial que os programas têm no que tange à formação docente, destacando questões voltadas à área da Arte. Como ressaltou o professor, “além da ampliação do espaço de formação do estudante, há a contribuição dos programas ao mostrar a importância e a valorização da formação em arte, em um espaço que valoriza a arte na formação dos alunos dentro das escolas”.

A mesa de diálogos realizada com os docentes pode ser conferida na íntegra no canal da EaD IFG pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=vMzrZ0fUkJY

Programação do Seminário

Na tarde desta quinta-feira, 16, às 14h30, será realizada mais uma mesa de diálogos. Dessa vez, o tema será “Fórum de Discussão: Defesa da manutenção e ampliação dos programas institucionais de formação inicial e continuada de professores”. A atividade será transmitida no canal da EaD IFG no YouTube. A mesa terá a mediação da professora Dayanna Pereira dos Santos, que é coordenadora institucional do Programa de Residência de Pedagógica do IFG.

Acesse o canal da Ead IFG no YouTube.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria