Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do Câmpus Inhumas visitam a Cooperativa e Coletivo Recicla Goiás, localizada na Cidade de Goiás
Início do conteúdo da página
extensão

Servidores do Câmpus Inhumas visitam a Cooperativa e Coletivo Recicla Goiás, localizada na Cidade de Goiás

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 10h19

Além de conhecer o trabalho da cooperativa, servidores foram analisar a possibilidade de projetos de extensão e de criação de incubadoras sociais 

xxxxx
 Servidores do Câmpus Inhumas e cooperados do Coletivo Recicla Goiás

Um grupo de servidores do IFG-Câmpus Inhumas visitou a Cooperativa e Coletivo Recicla Goiás, localizada na Cidade de Goiás, na ultima sexta-feira, 12 de agosto. Os objetivos da visita foram conhecer o trabalho realizado pela UFG e pelo IFG junto à Cooperativa, analisar o potencial de projetos de extensão dessa parceria e também a possibilidade de criação de incubadoras sociais no câmpus, em possível parceria com a Prefeitura de Inhumas. Participaram da visita: a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus, professora Érica da Silva Oliveira; os docentes Ana Júlia Rodrigues Carvalho, Daniel Aldo Soares, Darlene Ana de Paula Vieira, Elisângela Cardoso de Lima Borges, Fernando Henrique Silva Carneiro, Liliane de Paula Munhoz, Sélvia Carneiro de Lima, Alemar Moreira de Sousa e os técnicos Fernando Almeida dos Santos, Maria Aparecida Rodrigues de Souza e Viviane Margarida Gomes Pacheco.

O Coletivo Recicla Goiás, explica a professora Érica, é uma cooperativa de triagem de materiais recicláveis formada por pessoas que atuavam como catadoras desses materiais no lixão da Cidade de Goiás ou nas ruas da cidade. A cooperativa resulta de processo de incubação social gerido pela UFG, com apoio de outras instituições como IFG, UEG, Frades Dominicanos, SindGoiás, ESSÁ e Silmoê Filmes, Crisálida. O Coletivo Recicla Goiás contribui para a destinação adequada dos resíduos sólidos e para geração de renda para os sócios cooperados em ambiente digno de trabalho.

Conquista

"A visita à Cooperativa nos permitiu o contato direto com as mulheres e homens sócios cooperados da Recicla Goiás. Além de poder conversar com cada um deles para entender como se dá a organização do trabalho, o momento foi enriquecido por uma roda de conversa sobre como foi organizada a cooperativa, há dois anos, e quais têm sido seus principais desafios e conquistas por meio das parcerias com o poder público. Destaco que me chamou muito a atenção o relato emocionado das mulheres que lembraram de como, apesar dos desafios, a vida delas melhorou depois de deixarem o lixão. No total, são quatro mulheres e seis homens, que se dividem entre o trabalho de coleta, triagem, seleção, armazenamento e venda do material reciclável que chega e sai da Cooperativa", explica Érica.

De acordo com o grupo que participou da visita, as condições dignas de trabalho na Cooperativa (ao contrário da situação no lixão), a geração de renda para os cooperados, a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização da população para separação do lixo e destinação adequada dos materiais recicláveis (por meio do trabalho da Cooperativa) e o valor econômico dos resíduos, tanto pela venda dos materiais recicláveis como pelo aumento de arrecadação do município por meio do ICMS ecológico foram questões relevantes observadas durante o encontro. 

Na próxima semana, a equipe do Câmpus Inhumas que visitou a Cooperativa irá se reunir para avaliar a visita e analisar qual é o potencial da nossa instituição para empreender um projeto de incubação social dessa envergadura e planejar a realização de um projeto parecido em Inhumas", comenta a professora Érica. 

 

  

Fim do conteúdo da página