Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação Artística e palestra da Profa. Joana Félix impacta público do primeiro dia da Secitec
secitec

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h05 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h14

A cientista afirmou que a somente "por meio da Educação é possível alcançar  uma transformação social e coletiva"

Empoderamento feminino foi um dos temas abordados na apresentação artística

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, teve início ontem, de maneira grandiosa e impactante, a Semana de Educação Ciência e Tecnologia (Secitec 2018) do IFG Câmpus Itumbiara. Logo no início, os alunos do Instituto, por meio de teatro e dança, abordaram assuntos polêmicos como a xenofobia, estupro, racismo, culto à beleza, preconceito religioso e de classe social entre outras questões que permeiam pessoas muitas vezes excluídas pela sociedade, como os moradores de rua, idosos, homossexuais. Ao final, os estudantes as entoaram mensagens de combate ao preconceito, combate ao racismo, pregaram a não violência e distribuíram rosas brancas para plateia.

Na sequência, gestores do IFG e representantes do poder público enalteceram o evento e destacaram a relevância da Secitec como forma de propagação da ciência e aproximação da comunidade com o ambiente acadêmico. A primeira a falar foi a diretora-geral do Câmpus, Aline Barroso, que fez questão agradecer a parceira dos órgãos públicos que ano a ano colaboram com o sucesso de todas as edições do evento. Na sequência, a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex), Blyeny Hatalita, destacou o aumento no número de inscritos, a quantidade de atividades realizadas e de trabalhos submetidos e lembrou que a Secitec do Câmpus Itumbiara está entre os 198 projetos nacionais contemplados com recursos financeiros do edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Telecomunicações em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Representando o prefeito de Itumbiara, José Antônio, o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, José Márcio Margonari, esteve presente na solenidade e parabenizou o Câmpus pela iniciativa, empenho na organização e execução do trabalho. Já o reitor do IFG, prof. Jerônimo Rodrigues, foi representando pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Écio Naves Duarte. O pró-reitor enalteceu a “maravilhosa apresentação” artística dos alunos, que foi coordenada pela profa. de Artes, Daniela Oliveira. E ainda chamou atenção para o poder da Ciência de romper as fronteiras do conhecimento, e salientou os projetos do IFG executados em parceira com instituições nacionais e internacionais.

Palestra
O momento mais aguardado da noite foi a palestra da cientista Joana D’Arc Félix de Sousa, que encanta, surpreende, emociona e impacta a todos que conhecem sua trajetória de vida. A profa. Joana venceu o preconceito racial na infância e na vida adulta, tanto no Brasil quanto nos EUA, onde cursou pós-doutorado em Haward. Ela enfrentou e venceu a miséria, provou o contrário para aqueles que não acreditavam em sua capacidade, e hoje é mundialmente conhecida por suas pesquisadas de ponta desenvolvidas, principalmente, com estudantes de escola técnica. A cientista também já teve trabalhos apresentados em diversas instituições e organizações, inclusive na Nasa (agência espacial americana) e no próximo mês irá discursar na Organização das Nações Unidas (ONU). Joana Félix, por diversas vezes, afirmou que a oportunidade não deve ser dada apenas aos melhores alunos e, que independente dos recursos disponíveis e condições dos laboratórios, cada um deve empenhar esforços para fazer a pesquisa acontecer.
(Leia a matéria sobre a palestra da cientista aqui.)

Ganhadora de quase 100 prêmios e títulos, Joana afirma que as maiores premiações que já recebeu são em relação à transformação social provocada pela educação.

Presenças

Também prestigiaram o evento a coordenadora regional de educação, cultura e esporte, Sandra de Bessa Arantes; a secretária municipal de educação, Simone Ferreira Borges Araújo; a conselheira municipal de educação, Suely Lopes; a senhoras Letícia Ferreira do Carmos e Walquíria Resende Amorim, representando a professora Noêmia Vieira dos Santos; o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Wesley Gomes Carneiro; a presidente do Napeo Núcleo de Atendimento ao Paciente Especial em Odontologia (NaPeo).

Profa. Blyeny Hatalita, coordenadora geral da Secitec

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.