Comissão apresenta Relatório Final dos Trabalhos do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV)
A Comissão Local do Plano de Ofertas de Cursos e Vagas (POCV) apresentou nesta semana a conclusão dos trabalhos e documentos gerados a partir de pesquisas realizadas junto à comunidade acadêmica e população de Itumbiara.
Em um dos diagnósticos apresentados pela Comissão estão os dados que mostram como a localização do Câmpus Itumbiara “contribui para a valorização de terrenos e demais imóveis ao seu entorno, com o surgimento de bairros em áreas cujas características eram de espaço rural, o qual se torna urbano”. Por outro lado, o documento também aponta que “continuamos cercados por bairros de classe média alta, numa localização urbana relativamente distante de áreas da cidade habitadas por população de baixa renda (...) Em relação ao transporte público, o Câmpus não conta com ponto de ônibus e nem linhas de transporte coletivo capazes de satisfazer a demanda dos alunos”. Continuando, o relatório diz que “o contexto espacial no qual estamos mergulhados” é um obstáculo para o público de determinados cursos.
O diagnóstico também apresenta o perfil de formação dos professores e técnico-administrativos e o fato de como a oferta de cursos está limitada “à base formativa dos eixos tecnológicos aqui consolidados”, explica a Comissão.
Acesse aqui todos os documentos produzidos pela Comissão do POCV.
Servidores
Quanto à formação e qualificação dos servidores do Câmpus Itumbiara, o relatório aponta o seguinte: mais de 85% dos técnico-administrativos possuem nível superior e contribuem com a proposição ou participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Quanto aos docentes, mais de 98% dos professores possuem regime de dedicação exclusiva, sendo os especialistas 4,61%, mestres 50,77% e doutores 44,62%.
Alunos
O documento também expõe os dados relacionados aos índices de permanência e/ou evasão dos estudantes em todos os cursos e os aspectos que contribuem ou não para a conclusão exitosa do curso; além informações relacionadas à empregabilidade dos estudantes egressos.
Pesquisa
Sobre a consulta realizada junto à comunidade interna e externa, os relatório do POCV apresenta estes dados no Anexo B:
- Demanda pela oferta de mais cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio (integral) e subsequente;
- Alteração do curso técnico integrado ao ensino médio - EJA, atualmente na área de agroindústria, para área de Açúcar e Álcool;
- Demanda pela oferta de cursos de graduação no período noturno;
- Alteração do curso de licenciatura, atualmente na área de química, para áreas de matemática ou física;
- Demanda pela oferta de cursos de tecnologia (tecnólogo);
- Demanda por cursos técnicos e graduação previstos no eixo tecnológico Informação e Comunicação;
- Demanda pela oferta de mestrados nas áreas de Engenharia e Educação;
Sobre a Comissão do POCV
Essa Comissão foi constituída no Congresso Institucional do IFG, realizado em 2018, e a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Goiás, que previu a necessidade de criação de um regulamento que estabelecesse critérios, objetivos e fluxo de tramitação para a oferta e extinção dos cursos.
Neste sentido, cada câmpus do Instituto deveria apresentar à Reitoria um Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), contemplando toda a previsão de cursos regulares para o período de vigência do PDI 2019-2023.
Aprovação
De acordo com a Resolução CONSUP 11/2020, o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) do Câmpus Itumbiara passará por apreciação e parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPEX) e, posteriormente, ao Conselho Superior (CONSUP) para aprovação.
Acesse neste link todos os documentos produzidos pela Comissão do POCV: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/ensino/documentos?showall=&start=8
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.