Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Danças Mundiais homenageia seleções participantes da Copa do Mundo 2018
projeto cultural

Projeto Danças Mundiais homenageia seleções participantes da Copa do Mundo 2018

Publicado: Sábado, 16 de Junho de 2018, 11h39 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 17h49

Apresentações artísticas e jogos envolveram as turmas do Técnico Integrado em Eletrotécnica e Química

Dia dos Mortos, tradicional festa mexicana, foi a referência usada para homenagear a seleção daquele país

E foi com muita dança e alegria que o Câmpus Itumbiara entrou no clima da Copa do Mundo de Futebol. É que neste sábado letivo, dia 16 de junho, turmas dos cursos Técnicos Integrados de Química e Eletrotécnica apresentaram o projeto Danças Mundiais, em homenagem a algumas das seleções participantes do maior campeonato de futebol do planeta. Além da dança, que provocou muitos aplausos e elogios de quem prestigiou as apresentações, alunos e servidores também se juntaram para disputar partidas de vôlei, futebol e jogos eletrônicos.

O primeiro grupo, composto somente por rapazes, encenou a dança guerreira típica do povo Maori, a “Haka”, que é uma dança usada para dar às boas-vindas e também representar a paixão, raça humana e vigor masculino. Essa dança ficou mundialmente conhecida quando foi executada por atletas de rubgy da seleção da Nova Zelândia. Na sequência cinco garotas encantaram os presentes com o movimento envolvente da dança árabe, em referência à seleção iraniana que venceu o time do Brasil na copa de 1972, algo que é considerado um “fato histórico” pelos iranianos.

Outra apresentação que empolgou bastante foi a execução da música Waka Waka, tema da Copa de 2010 realizada no continente africano; e considerada por muitos “a melhor música de copa do mundo de todos os tempos”. Logo após, uma mistura de passado e contemporâneo, representou o México. Os alunos dançaram em duplas e depois, caracterizados de caveiras, dançaram freneticamente em homenagem ao “Dia dos Mortos”, tradicional festa do país dos mariachis e reconhecida como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.

Por último, a homenagem foi para a seleção recordista em títulos da copa, penta campeã e única a participar de todas as edições do mundial, a seleção brasileira. Para representar o Brasil, os alunos trouxeram ao palco o samba, o caribó e o axé.

Confraternização

O projeto Danças Mundiais foi idealizado pelo chefe de departamento das áreas acadêmicas, professor Jucélio Costa de Araújo, como forma de envolver os alunos no clima esportivo e de confraternização, e também possibilitar aos estudantes o desenvolvimento das habilidades artísticas, expressivas e criativas.

Os ensaios para as apresentações começaram no início de abril, e foram conduzidos pelos professores Benedito Emanuel Guimarães e Rudson Jesus Pereira (educação física) e Daniela Oliviera (artes). As turmas ensaiaram diversas vezes e se dedicaram bastante, tanto que aproveitam diversos intervalos entre as aulas para repetir as coreografias. Tamanha dedicação rendeu muitos elogios, particularmente dos professores envolvidos no projeto. Todos expressaram seu encantamento, admiração, orgulho e satisfação pelo desempenho e criatividade dos alunos.

Veja mais fotos no Facebook

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.