Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Luziânia segue beneficiando a comunidade com ações de combate ao coronavírus
covid-19

Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 19h27 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 16h44

As ações auxiliam na proteção dos profissionais de saúde e cuidados com a saúde emocional dos estudantes e servidores

Desde a chegada da pandemia ao Brasil, com seu primeiro diagnóstico em fevereiro, o Instituto Federal de Goiás (IFG) acompanha os órgãos de saúde e as bases científicas para realizar ações a fim de proteger a vida da comunidade e de seus alunos e servidores, nos 13 municípios onde atua. Em Luziânia, já foram produzidos e doados 380 frascos de álcool 70% (gel e glicerinado), 70 máscaras de proteção (face shields – produzidas em impressoras 3D) e 40 máscaras de TNT. Para esta semana há a previsão de doação de mais 70 frascos de álcool 70% e 30 máscaras face shields. Além destas ações, as psicólogas do câmpus dão atenção à saúde emocional no Instagram (@psicologiaescolar.ifgluziania).

Com a suspensão das atividades em 16 de março, servidores e alunos dos 14 câmpus do IFG dedicam-se ao combate ao coronavírus. “Foram tomadas as medidas necessárias para a proteção dos discentes e servidores, como a suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais e a organização do teletrabalho. Desta forma, foi garantido o funcionamento e o desenvolvimento de medidas para mitigar os prejuízos e buscar soluções para que a nossa instituição possa contribuir com o combate à Covid-19”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis.

“O IFG, além da viabilização interna com atuação de gestão para efetivar uma ação junto à comunidade goiana, também atua junto ao Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), que desde o início do processo tem garantido parceria e ações que demonstram o papel da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no território nacional”, acrescentou o diretor-geral.

Álcool gel e álcool 70% glicerinado

Pioneiro na produção de álcool 70% no IFG para prevenção ao coronavírus, o Câmpus Luziânia, por meio de atuações e construção de ação de solidariedade institucional, em primeiro momento envolvendo a Associação de Indústria e Comércio de Luziânia (ACIL), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Secretaria de Saúde do Município, Vigilância Sanitária e Prefeitura, tornou efetivo o processo de produção e distribuição do álcool gel e álcool 70% glicerinado para os profissionais de saúde do município.

“O primeiro lote, entregue em 27 de março, com 81 frascos de álcool gel, representou a realização desse projeto, articulado e eficiente, envolvendo como protagonista e promotor o IFG”, disse o diretor-geral, Reinaldo Reis.

Empresas como Quitanda São Judas Tadeu, Latina Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda., Agrosyn Luziânia Comercial Agrícola Ltda., Química Amparo Ypê, SICOOB e Bali Park Resort, contribuíram com os materiais necessários para garantir produção de álcool 70% durante os meses de março, abril e maio. Até o final desta semana, serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde cerca de 70 frascos de álcool 70%.

O Câmpus Luziânia conta ainda com a parceria do Conselho Regional de Química 12º Região e da Ação Química Solidária, que passaram a incorporar essa rede de solidariedade institucional para o enfrentamento da pandemia.

A produção do álcool 70% é coordenada pelo chefe de Departamento e Áreas Acadêmicas, professor Leonardo François.

Máscaras

Outra ação que vem sendo realizada é a produção de máscaras de proteção (face shields). Trata-se de máscaras de filamento PLA e acetato, produzidas em impressoras 3D. A iniciativa foi dos ex-alunos do câmpus e integrantes do laboratório de Robótica Metabotix, Giovanna Nogueira e Felipe Bertuol, e da professora Christiane Borges. As primeiras 40 máscaras foram doadas à Secretaria Municipal de Saúde no dia 15 de maio. Nesta semana, outras 30 serão disponibilizadas à secretaria.

Máscaras de TNT também foram produzidas. De iniciativa do professor Wendell Geraldes, 40 máscaras foram doadas aos profissionais de saúde.

Enfermeira Karine dos Santos Andrade
Local: UPA Jardim Ingá
Descrição: Uso do álcool gel e do Protetor Facial de produção do IFG

Farmacêutica Lígia Raila Lopes Torres
Local: UPA Jardim Ingá
Descrição: Uso do Protetor Facial de produção do IFG

Saúde mental

A fim de ter um espaço para a promoção da saúde emocional dos alunos e servidores do Câmpus Luziânia durante esse período ansiogênico, as psicólogas do câmpus, Jeisa Marcondes e Taisa Fidelis, criaram a página Psicologia Escolar no Instagram (@psicologiaescolar.ifgluziania). São publicados posts psicoeducativos com mensagens de otimismo, conforto emocional, confiança e autoconhecimento.

Assista o vídeo “Fique em casa”, produzido pelos servidores do Departamento de Áreas Acadêmicas.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.