Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DAA promove Roda de conversa sobre o suicídio
SETEMBRO AMARELO

DAA promove Roda de conversa sobre o suicídio

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h45

Atividade contou com palestras com psicólogos e apresentações diversas

Psicóloga Maria Gabriela falou sobre acolhimento com discente do técnico em Refrigeração e Climatização

Setembro é o mês da campanha mundial de prevenção ao suicídio. E para refletir sobre o tema, o Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou a Roda de conversa sobre o suicídio: sofrimento (in)visível na adolescência e juventude, durante a tarde e noite de sexta-feira, 21, no Anexo II do Câmpus. A programação destinada aos estudantes dos cursos técnicos integrados reuniu palestras com psicólogos e apresentações teatrais, textuais, musicais e audiovisuais.

A estudante do segundo ano de Automação Industrial, Maria Eduarda Lopes, gostou tanto das atividades que quer mais. “Foi tudo muito interessante. Eu acho que deveria acontecer mais vezes, mais eventos como este”, disse. Ela contou ainda a Roda de conversa mostrou o quão importante é a atenção e o respeito para com o outro. “Se um amigo fica triste por causa do seu cachorro, a gente não pode zoar isto. Porque, para ele, o animal pode ter muita importância. E nós devemos respeitar isso”, exemplificou.

A psicóloga Maria Gabriela Martins ministrou, à noite, palestra aos alunos do técnico integrado em Refrigeração e Climatização, sobre o acolhimento às pessoas que direta ou indiretamente tiveram contato com o suicídio. “Enfatizei a importância da prevenção que a campanha do Setembro Amarelo abarca e a necessidade de olharmos também para as famílias, de acolhermos esses indivíduos na prevenção e na posvenção, afinal eles também ficam abalados após a tentativa”, disse. À tarde, o psicólogo Diallin Moreira da Silva conversou com os alunos do técnico integrado em Automação Industrial e Mecânica.

A organizadora da Roda de Conversa, a Assistente de Alunos Stéfanny Rodrigues, enfatizou que o tema suscitado pelo Setembro Amarelo é pertinente, porque os dados mostram que, no país, ocorrem 32 suicídios diariamente. “A ideia inicial foi preparar um evento para os alunos, pensado pelos próprios alunos. Solicitamos que as turmas envolvidas pensassem em textos, poemas, vídeos e até mesmo esquetes. As falas dos psicólogos convidados trouxeram reflexões sobre bullying, solidão, depressão, autolesão e isolamento, com foco na adolescência. Ao final, os alunos mostraram-se muitos satisfeitos.”, disse.

O Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e foi idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa em vinculação ao dia 10 do mesmo mês, com Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Saiba mais sobre essa campanha nacional: www.setembroamarelo.org.br.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.