Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos visitam empresa multinacional em Santa Catarina
VISITA TÉCNICA

Alunos visitam empresa multinacional em Santa Catarina

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 11h53 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 07h50

Atividade foi organizada pelo NExT, grupo de pesquisa do Câmpus Goiânia

Os alunos Ancelmo Portela, Jeremias Lemes, Joseph Rodrigues e Lucas Fortunato, do terceiro ano do curso técnico em Automação Industrial do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) visitaram as instalações da empresa WEG do Brasil, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e receberam treinamento em “Inversores de frequência”. A visita técnica, que aconteceu na semana passada, foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Experimentais e Tecnológicas (NExT), grupo de pesquisa do Câmpus Goiânia, também do IFG.

Joseph explicou que o curso é importante porque o inversor de frequência é um dos três equipamentos – os outros dois são o controlador lógico programável (CLP) e soft starter – mais utilizados na automação industrial. “Além do conteúdo teórico, lá nós tivemos atividades práticas, do dia a dia da fábrica mesmo. Então você tem a oportunidade de ter uma experiência bem próxima daquilo que nós faremos profissionalmente”, disse.

“Foi uma experiência muito boa em relação ao curso, porque a gente teve um contato direto ali com alguns tipos de inversores”, contou o estudante Jeremias Lemes. Mas, o que mais lhe chamou a atenção foi o tamanho dos equipamentos fabricados pela empresa. “É uma escala muito diferente. Eram motores e geradores muito grandes, de um tamanho que eu nunca vi”, destacou.

O estudante Lucas Fortunato afirmou que ele e os colegas foram selecionados para a visita porque são integrantes do NExT e também porque o professor Márcio Rodrigues, do Câmpus Senador Canedo, solicitou às vagas ao coordenador do grupo, professor Wesley Pacheco, do Câmpus Goiânia. “Nós escolhemos fazer este curso porque ele soma em nossos currículos e contribui com a nossa formação profissional”, disse.

O professor Márcio Rodrigues, do Câmpus Senador Canedo, que está afastado para fins de pós-graduação, também participou da visita como aluno de doutorado e membro do NExT, destacou que os alunos eram os únicos do técnico integrado, e que “todos os outros eram da graduação, mestrado ou doutorado”. Todavia, “o professor que ministrou o curso elogiou muito os quatro alunos, inclusive, pelo desempenho nas aulas práticas”, contou.

A WEG

A WEG é uma empresa multinacional presente em todos os continentes que produz motores, transformadores e geradores, principalmente, em diferentes escalas. Na fábrica de Jaraguá do Sul (SC), emprega mais de 20 mil pessoas, o que representa mais de 10% da população, estimada em 150 mil habitantes.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.