Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG recebe carta-patente de invenção de aparelho automático para medição da compactação de solo
Início do conteúdo da página
INOVAÇÃO

IFG recebe carta-patente de invenção de aparelho automático para medição da compactação de solo

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 14h09 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 13h48

Esta é a quarta invenção concedida ao IFG pelo INPI

Pesquisadores do Instituto Federal de Goiás (IFG), entre professores e um egresso, desenvolveram um aparelho automático para medição das propriedades do solo, como sua compactação, penetrabilidade de água e nutrientes, até mesmo a inferência da pressão de água utilizada nos sistemas de irrigação. O “Aparelho automático e processo para medição da compactação do solo baseado no cálculo do índice do cone” é a quarta invenção concedida ao IFG pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Um dos pesquisadores é o professor Wesley Pacheco Calixto, do Câmpus Senador Canedo.

Segundo a carta-patente, “a invenção pode ser aplicada em diversos campos das engenharias, mensurando através do Índice do cone algumas propriedades do solo e subsolo. Possibilita ao usuário tomar decisões quanto ao manejo da terra no plantio e no decorrer da safra, delimitando unidades de gerenciamento que diferencia diversos tipos de solos quanto a necessidade de utilização de insumos”. A carta-patente está disponível no portfólio de tecnologias do IFG, na página do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) (https://www.ifg.edu.br/cite?showall=&start=5).

A invenção refere-se ao desenvolvimento de aparelho automático e processo para medição da compactação do solo baseado no cálculo do índice do cone para aferir a resistência do solo à penetração. Os dados são adquiridos através do conjunto de sensores de velocidade, tensão e corrente, desenvolvendo uma nova metodologia de análise dos dados. As medições são realizadas de forma automática e através da geometria da área a ser mapeada são calculadas as distâncias entre os pontos de coleta de dados.

A invenção foi protocolada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 10 de junho de 2015. Segundo dados do Cite, atualmente, o IFG possui quatro patentes concedidas, 31 registros de programa de computador e quatro registros de marca. Além dos pedidos deferidos, 13 pedidos de patente encontram-se em análise no INPI. Os inventores são, além do professor Wesley Pacheco Calixto, do Câmpus Senador Canedo, o professor Aylton José Alves, do Câmpus Goiânia, e o egresso do IFG e atual professor do Instituto Federal Goiano (IFG Goiano), Geovanne Pereira Furriel.

Criações

Do ponto de vista da proteção de propriedade intelectual, estudantes e servidores (ou mesmo a comunidade externa) podem apresentar criações ao Cite. As informações estão disponíveis na página eletrônica: www.ifg.edu.br/cite?showall=&start=4. Essas criações partiram de ideias e foram desenvolvidas para obter protótipos ou resultados experimentais. Essas criações poderão ser registradas ou patenteadas e, posteriormente, licenciadas ou cedidas para outras organizações, a fim de completar o ciclo da inovação.
Por meio de um questionário nomeado “Comunicado de Criação”, os interessados podem formalizar junto ao Cite o pedido de análise e parecer quanto ao interesse ou não do IFG exercer seus direitos de proteção da propriedade intelectual, conforme a legislação vigente.

Segundo o Cite, qualquer pessoa que tenha vínculo com o IFG (alunos e servidores) pode comunicar a criação ao Centro, não é necessário ser membro de Grupo de Pesquisa. Quanto à comunidade externa, as pessoas interessadas são nomeadas pela legislação como inventores independentes. Neste caso, o Cite faz as orientações e apresenta as legislações vigentes.

Acesse a carta-patente.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página