Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitora do IFG representa a Rede Federal em evento dos BRICS
Início do conteúdo da página
GESTÃO

Reitora do IFG representa a Rede Federal em evento dos BRICS

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 08h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 13h48

Conferência da Aliança de Cooperação para a Educação Profissional e Técnica começou hoje e termina nesta quinta-feira, 28

 

Reitora do IFG representou a Rede Federal na cerimônia de lançamento da Conferência da Aliança de Cooperação para a Educação Profissional e Técnica

 

A reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, representou a Rede Federal na cerimônia de lançamento da Conferência da Aliança de Cooperação para a Educação Profissional e Técnica no âmbito do BRICS (BRICS TVET Cooperation Alliance, em inglês). A conferência, que é realizada on-line, começou nesta quarta-feira e termina na quinta-feira, 28 de abril. 

O Conif foi convidado pelo Ministério da Educação do Brasil para participar do Comitê de Gestão Conjunta da iniciativa. Na cerimônia de lançamento da Aliança, o Conselho foi representado pela reitora do IFG, Oneida Irigon, e pelo reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli. Ambos pertencem à Câmara de Relações Internacionais do Conif, que dará suporte ao reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, que será o representante do Conselho no Comitê de Gestão Conjunta. 

Em sua participação, a reitora do IFG, Oneida Irigon, pontuou ser "fundamental para a educação profissional que esta iniciativa objetive o desenvolvimento econômico e social, com vistas a atender à diversidade de situações das populações do globo, contribuindo para a redução das desigualdades sociais”. De acordo com a gestora, “a proposta poderá ratificar a relevância estratégica do multilateralismo para a manutenção da educação, em especial da educação profissional, enquanto instrumento para mitigação dos principais desafios do nosso tempo”.

 

Aliança de Cooperação para Educação Profissional

A Aliança será estabelecida no contexto da Cúpula de 2022, que terá como orientação “promover parcerias de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”. A China está na presidência rotativa do grupo e será responsável pela organização da conferência de líderes. 

A missão da Aliança é desenvolver uma plataforma multilateral para compartilhamento de informações e boas práticas. Além disso, terá como foco o empoderamento da força de trabalho, incrementando a empregabilidade e a qualidade da oferta da educação profissional e tecnológica. A iniciativa será coordenada pelas autoridades nacionais de educação e formada por instituições de ensino e pesquisa. 

 

Para mais informações sobre o BRICS, acesse: http://brics2022.mfa.gov.cn/eng/ .

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria com informações da assessoria de imprensa do Conif.

Fim do conteúdo da página