Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG seleciona estudantes para participação no Projeto Lapassion em Rede
MOBILIDADE ACADÊMICA

IFG seleciona estudantes para participação no Projeto Lapassion em Rede

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 16h31 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 15h07
Serão selecionados 14 bolsistas tutores e 14 bolsistas participantes de equipes

Aberta a seleção de estudantes para o Projeto Lapassion em Rede

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quarta-feira, 13, as inscrições para seleção simplificada de estudantes de graduação interessados em participar do Projeto Lapassion em Rede, etapa que será sediada pelo Câmpus Itumbiara. O projeto será realizado em formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, nos meses de agosto a novembro deste ano.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, até o dia 5 de agosto, através de preenchimento e envio de formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/ngbjBV4d8VEiho9f9.

Ao enviar a inscrição, o candidato deverá anexar um arquivo único digitalizado, em formato PDF, contendo, na ordem solicitada no formulário, os seguintes documentos: histórico escolar com comprovante de CRA e CI (ou coeficiente equivalente emitido pelo sistema Qacadêmico); certificado de projetos de ensino; certificado de projetos de pesquisa; certificado de projetos de extensão; certificado de monitorias; certificado de evento técnico-científico (participação em congressos e seminários nacionais ou internacionais); premiação em eventos técnico-científicos; certificados de línguas estrangeiras (não obrigatório).

Bolsas

Podem participar da seleção os estudantes de graduação com matrícula ativa; idade igual ou superior a 18 anos completos na data da inscrição; sem vínculo empregatício; que tenha Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) médio igual ou superior a seis; que tenha Coeficiente de Integralização (CI) de até 75% da carga horária total do seu curso de graduação; e que não tenha sido contemplado em outros processos para mobilidade acadêmica nacional e/ou internacional para o mesmo período de realização do Lapassion em Rede.

No ato da inscrição o estudante deve escolher se quer concorrer a uma vaga de estudante tutor ou de estudante participante. Serão selecionados 14 estudantes tutores e 14 participantes, sendo um de cada câmpus do IFG.

Os estudantes tutores receberão bolsas de R$ 400 por um período de três meses, totalizando R$ 1,2 mil. Os estudantes participantes receberão a mesma bolsa, por dois meses, totalizando R$ 800.
A seleção dos candidatos será feita com base na pontuação da documentação enviada, conforme o item 5 do edital. O resultado da lista preliminar dos selecionados será divulgado no dia 12 de agosto, cabendo recursos. O resultado final será divulgado dia 16.

Os estudantes selecionados na categoria de tutores iniciam as atividades dia 29 de agosto, participando de capacitação no Câmpus Itumbiara. A Fase I, que é de execução presencial do projeto, será de 19 a 30 de setembro. A Fase II, de execução virtual, será de 1º de outubro a 18 de novembro, mês em que também ocorrerá a semana final presencial.

O Lapassion em Rede, ou programa de Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação, em tradução livre, é um projeto plurianual (2022-2025) que envolverá toda a Rede Federal. A ação é baseada em boas práticas implementadas no âmbito de projeto de cooperação do Erasmus+, com a participação de outros países da Europa e América Latina.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) será o responsável pela execução do programa. A instituição utilizará a metodologia desenvolvida pelo projeto do IFG Campus Itumbiara denominado Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol). Ela promove a utilização de metodologias ativas e do design thinking para a resolução de desafios reais.

Confira o edital (publicado na página da Coordenação de Relações Internacionais, seção "Editais e oportunidades").

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.