Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus e Prefeitura realizam abertura solene do curso Transtorno do Espectro Autista
TEA

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 14h07 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 11h32

Objetivo é qualificar servidores municipais e do IFG para o atendimento adequado às crianças e jovens com autismo

Diretora-Geral e professora do curso TEA, Maria Betânia, afirma que 86% dos estudantes da rede municipal que precisam de cuidados especiais são autistas

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram na tarde de ontem, terça-feira, 18, a abertura solene do curso Transtorno do Espectro Autista (TEA), no auditório do Câmpus. A formação contemplará servidores da educação municipais e servidores docentes e técnico-administrativos do IFG.

“Os autistas são capazes de fazer qualquer coisa que se propõem a fazer. Os autistas evoluem significativamente quando tratados adequadamente. E um grau que seja na evolução faz uma diferença fundamental na sua vida”, disse Marcelo da Silva Oliveira, que é coordenador do Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (NAIA) e pai de criança autista.

E é exatamente esse o objetivo do curso ofertado pelo Câmpus: promover a capacitação dos servidores da educação e do IFG para propiciar um atendimento especializado às crianças e jovens com autismo.

A Diretora-Geral do Câmpus, a professora Maria Betânia Gondim da Costa, explicou que a atuação do IFG é pautada pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e que o curso TEA é uma ação de extensão do Câmpus que vista atender uma demanda municipal: 86% dos estudantes que precisam de cuidados especiais são autistas.

“Vamos aproveitar a oportunidade. Será um curso rápido e bastante prático. Vamos trabalhar para que as transformações das práticas pedagógicas aconteçam”, afirmou a Diretora-Geral, que ministrará as disciplinas de “Formação e Atuação Pedagógica no Processo de Escolarização do estudante com TEA” e “Inclusão de alunos com TEA no processo de escolarização: desafios e possibilidades”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Assis de Oliveira, que, na ocasião, representou o prefeito Fernando Pellozo, destacou que a capacitação é fundamental para a inclusão. “Então, o nosso objetivo, é promover o desenvolvimento dessas pessoas que lidam com esse público”.

O secretário de Educação e Cultura, Victor Pelozzo, disse que estava muito feliz em conseguir, em parceria com o IFG, oportunizar o curso aos servidores, isso porque, segundo disse, a formação é um gargalo. “A formação é imprescindível para que vocês tenham maior domínio das situações que vivenciam e vivenciarão no dia-a-dia".

Andy, estudante do IFG, realiza apresentação musical durante abertura solene do curso TEA

Ao final, os presentes acompanharam, emocionados, as apresentações musicais dos jovens Nilo Valle, Murilo e Andy, que são jovens integrantes do NAIA e portadores de autismo. Murilo e Andy, inclusive, são estudantes do Câmpus Goiânia do IFG.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.