Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Senador Canedo realiza abertura oficial da VII Secitec

Câmpus Senador Canedo realiza abertura oficial da VII Secitec

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 18h24 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 18h24

O tema dessa edição é Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”

Na manhã desta segunda-feira, 24, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou oficialmente a sua VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório e contou com a apresentação musical da Camerata de violões, formada por estudantes do Câmpus e coordenada pelo professor João Henrique Corrêa.

A Diretora-Geral do Câmpus, professora Maria Betânia Gondim da Costa, explicou que a Secitec é um evento institucional, realizado por todos os câmpus do IFG, cujo objetivo “é abrir as portas da instituição, para a disseminação e compartilhamento da ciência e tecnologia”. Ao final, ela desejou um excelente evento a todos.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, disse que participar de um evento como a Secitec renova as esperanças em um futuro melhor. “Nós produzimos ciência, vocês, do IFG, produzem ciência. O que falta, talvez, seja o compartilhamento desses saberes com a população, e é isso que vocês estão fazendo aqui hoje: compartilhando conhecimento”, ressaltou.

Conferência de abertura

Após a solenidade, os presentes acompanharam a conferência de abertura, conduzida pelo professor Clarimar Jose Coelho, que proferiu palestra sobre o tema “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Clarimar tratou de conceitos fundamentais à filosofia da ciência e explicou que a ciência não é qualquer coisa; ciência é conhecimento sistematizado. Ele também apresentou um panorama da produção científica desde o Brasil colônia até os dias atuais, inclusive exibindo alguns cientistas nacionais e suas descobertas.

No entanto, demonstrou que há um paradoxo: “A população aumentou, as demandas mudaram, apesar disso, os recursos destinados à ciência caíram muito”

O pesquisador também exibiu suas contribuições, nas áreas biológicas e da engenharia. E finalizou com uma provocação: conceito aprendido é para ser usado. Diante disso, perguntou à plateia: “Será que vocês não podem usar os conteúdos que vocês estão aprendendo para resolver problemas de Senador Canedo?”.

Programação

As atividades da VII Secitec foram iniciadas no sábado, 22, com a realização do I Encontro de Egressos e seguem até o dia 27, com mostras, seminários, palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades artísticas e culturais.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.