Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas de escolas públicas participam do projeto 'Meninas Cientistas' no Câmpus Uruaçu
Início do conteúdo da página
extensão

Alunas de escolas públicas participam do projeto 'Meninas Cientistas' no Câmpus Uruaçu

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 19h01 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Projeto de extensão promove oficinas de química, robótica e engenharia civil para alunas do ensino fundamental e médio

 

 

Na tarde de hoje, 20, o Câmpus Uruaçu recebeu 33 alunas do ensino fundamental e médio, de três escolas públicas de Uruaçu, que participam do projeto de extensão Meninas Cientistas: a Construção Feminina do Saber. Neste primeiro momento, as estudantes vieram conhecer a Instituição, onde puderam participar de experimentos introdutórios nos laboratórios de química e robótica, assim como apreciar apresentações culturais de estudantes e professores do câmpus. 

As escolas participantes são o Centro de Atendimento Educacional Especializado Herbert José de Souza – CAE Betinho, do Colégio Estadual Joana D'Arc e da Escola Municipal Eneas Fernandes de Carvalho. Cada instituição selecionou uma professora representante para acompanhar suas alunas ao longo das etapas do projeto. 

Segundo a proponente do projeto, professora Lidiaine Maria, "essa primeira experiência foi muito emocionante, pois vimos a empolgação das meninas com a estrutura da Instituição, algumas já querem ficar no Instituto e já fazem planos para o futuro". 

A coordenadora pedagógica da equipe, professora Renatha Cruz, aponta que, já neste primeiro encontro, "surtiram bons resultados, visto que o objetivo do projeto é potencializar a atuação feminina na área das ciências exatas e motivá-las a seguir carreira na área". Algumas delas, afirma a professora, "já pensam em seguir carreiras que, até então, elas nem imaginavam". 

A estudante do ensino fundamental no Colégio Estadual Joana D'Arc, Rhyanna Klara, confirma ter muitas expectativas com o projeto. "Eu gostei muito de tudo o que eu vi aqui no IFG e acho que vai ser muito legal aprender tantas coisas nesse projeto", declara.

 

O projeto

Segundo Renatha Cruz, um dos principais fundamentos do projeto é o "ensino através da representatividade, voltado para mulheres, onde a grande maioria da equipe é composta por mulheres, que já é uma forma de incentivo para as alunas". 

Durante o Meninas Cientistas, serão realizadas 18 oficinas com cada uma das três turmas, divididas em três módulos, até março de 2020. Em cada módulo, serão ministradas  seis oficinas de um eixo científico - Química, Robótica e Engenharia Civil. 

As oficinas dos módulos serão realizadas quinzenalmente, ministradas por professoras do Câmpus Uruaçu, com assistência de estudantes selecionados dos cursos técnicos e superiores da Instituição. Ao término de um módulo, as participantes assistirão a uma palestra com uma pesquisadora da área sendo estudada.

Renatha defende que "é muito importante que elas conheçam outras mulheres que pesquisam, que têm seus laboratórios, para que elas se sintam representadas e motivadas a seguir alguma das carreiras apresentadas no projeto". 

Das 33 alunas participantes do projeto, nove recebem bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ). As três professoras que representam as escolas também recebem a bolsa de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP).

 

Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página