Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula Magna inaugura 1º Curso de Ensino de Música para a Educação Básica no Câmpus Uruaçu
Início do conteúdo da página
música

Aula Magna inaugura 1º Curso de Ensino de Música para a Educação Básica no Câmpus Uruaçu

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 15h33 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Alunos tiveram aula com a professora de música da UFG, Dra. Gilka Martins de Castro Campos

 

A Aula Magna da primeira turma do Curso de Ensino de Música para a Educação Básica foi realizada na noite de ontem, 21, no Câmpus Uruaçu. Durante a inauguração do curso, a Diretora-Geral do câmpus, professora Andreia Alves do Prado, deu as boas vindas do IFG aos novos alunos e, em seguida, os proponentes do curso, professores Me. Kristiane Munique e Me. João Henrique, realizaram um recital de diversas composições renascentistas, com flauta e violão. 

Após o recital, os alunos foram recebidos pela professora de educação musical e música popular da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, Dra. Gilka Martins de Castro Campos. Em sua aula, a professora comentou que a música é e deve ser utilizada como pano de fundo para diversas outras atividades, mas lembra que "a música é mais do que isso e deve ir além - ela é arte, ciência, conhecimento, faz parte da condição humana".

A professora contou, em seguida, sobre sua experiência num projeto que coordena na UFG, de ensino de música para crianças, e como é fundamental se manter atualizado no ramo docente. "As crianças de hoje vivem numa realidade muito diferente das de 30 anos atrás - ensinar música para elas é um novo desafio", declara Gilka, ao ressaltar a importância da formação docente continuada. 

Ao longo da Aula Magna foram propostas diversas atividades práticas, onde os estudantes puderam experimentar os elementos compositivos da música - duração, timbre, altura, intensidade - com jogos envolvendo palmas, solfejos e até a exploração do espaço, mantendo-se em movimento de acordo com a música. Dessa maneira, eles vivenciaram, em primeira mão, diversos métodos pedagógicos aplicados ao ensino de música, em especial, os que empregam elementos lúdicos.

A professora Gilka Martins defende que é importante desenvolver a percepção da criança através de práticas lúdicas. "O jogo é a atividade onde a criança mais aprende. Através de jogos, as crianças exercitam diversos elementos fundamentais para o seu desenvolvimento", defende a musicista. 

Mas ela lembra que o lúdico não é uma ferramenta útil apenas para crianças. Gilka parabenizou a iniciativa de todos os estudantes em investirem em sua formação e apontou que "o curso que escolheram é uma oportunidade para enxergar a música com outros olhos". 

 

O curso

As aulas do Curso de Ensino de Música para a Educação Básica serão às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, e terão duração de um semestre. De acordo com a professora Kristiane Munique, a grande maioria dos participantes não têm formação musical e este não é um requisito para participar do curso.

Para tanto, o curso é dividido em duas partes. A primeira é voltada para a formação musical, a fim de fornecer os fundamentos musicais para os estudantes que têm pouca ou nenhuma formação musical. Kristiane Munique trabalhará com técnicas de canto coral e o professor João Henrique irá desenvolver a percepção musical. 

A segunda parte do curso é um estudo teórico e prático de métodos pedagógicos voltados para a musicalidade. O término das aulas está previsto para 11 de julho. 

 

Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página