Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Interação entre ensino e pesquisa marca Semana de Integração Acadêmica
Início do conteúdo da página
semint

Interação entre ensino e pesquisa marca Semana de Integração Acadêmica

Criado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 15h57 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 16h16

SemInt foi realizada de 22 a 25 de maio e contou com 20 pesquisadores convidados de outras Instituições de Ensino

 

Um dos principais desafios que dão norte às práticas educacionais do IFG é a integração entre o ensino - aquele que é feito, tradicionalmente, na sala de aula - e as atividades de pesquisa, que levam os estudantes a aplicar seus conhecimentos e a conhecer os problemas e oportunidades do ambiente em que vivem. Foi pautado neste ideal que o Câmpus Uruaçu realizou, de 22 a 25 deste mês, a Semana de Integração Acadêmica (SemInt), evento que ofereceu uma variedade de palestras, minicursos e oficinas, de caráter multidisciplinar, para a comunidade do câmpus. 

De acordo com o Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Uruaçu, professor Vandré Gomes, "a proposta foi integrar as quatro áreas dos cursos oferecidos no câmpus - química, informática, construção civil e comércio - e estabelecer uma relação destas áreas com o tema escolhido para o evento, Ciência e responsabilidade social". Para auxiliar na realização desse projeto, conta o professor, foram convidados 20 pesquisadores conceituados de diversas instituições de ensino, que puderam mostrar aos alunos resultados palpáveis de suas pesquisas, que percorrem diversas áreas do conhecimento. 

O Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus, professor Gustavo Pinto, concorda com Gomes e acrescenta que, "além desse contato de alunos e professores com pesquisadores de ponta, as oficinas e minicursos da SemInt trouxeram conteúdos distintos daqueles apresentados em sala de aula". Segundo Pinto, as atividades foram propostas a fim de demonstrar a relação entre ensino e pesquisa, "com temas contemporâneos, aplicados ao cotidiano e que complementam a formação profissional dos estudantes, para além do conteúdo visto nas aulas". 

O aluno do 2º ano do curso técnico integrado em Informática, Gean Silva, 16, atesta a aprendizagem complementar defendida pelos dois professores. "Aprendi coisas novas que talvez não aprenderia no meu curso", comenta Gean,"como a oficina de programação para jogos". Para o estudante, "esse foi um dos melhores eventos realizados no câmpus para o meu curso, devido à variedade de atividades práticas e específicas". 

Sua colega do 1º ano do curso técnico integrado em Química, Amanda Ribeiro, 14, ficou impressionada com o evento. "Fiquei deslumbrada com a primeira palestra da SemInt", comenta a estudante, a respeito da conferência de abertura Facetas da Química Orgânica em prol da melhoria da qualidade de vida humana, com o pesquisador Dr. Ângelo de Fátima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E não é para menos - o professor é um dos mais importantes nomes da química no país, com pesquisas reconhecidas e premiadas internacionalmente.

"Mesmo com todo os prêmios que ele conseguiu e a importância da sua pesquisa, ele demonstrou tudo de um jeito muito prático, para a gente poder entender", continua Amanda. Ainda mais importante, declara a estudante, "assistir à palestra dele e participar das atividades da Semana me motivou a conhecer mais sobre  pesquisas e eu aprendi um pouco mais". 

Para o Chefe de Departamento, a SemInt, em relação ao público, foi um dos eventos acadêmicos mais exitosos do câmpus, . "As atividades tiveram um alto nível de adesão por parte de alunos e servidores", conta Gomes. A declaração vai em acordo com Pinto, que aponta que "todas as atividades de maior público tiveram de 250 a 300 ouvintes, um marco entre os últimos eventos realizados no câmpus". 

A Semana de Integração Acadêmica teve atividades ministradas por pesquisadores convidados dos câmpus Ceres e Uruataí do IFGoiano, da UFG, UEG Câmpus Uruaçu, UFMG, FacUnicamps, HUB-UNB-EBSERH, UNIPLAN, dos câmpus Formosa, Goiânia, Inhumas, Luziânia e Valparaíso do IFG, assim como pesquisadores e egressos do próprio IFG Câmpus Uruaçu. O evento também recebeu a participação de representantes da Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu, da Saneago, da multinacional de mineração Yamana Gold e do CREA Goiás. 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

 

Fim do conteúdo da página