Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Documentos do Plano de Oferta de Cursos e Vagas serão entregues em 2021

Documentos do Plano de Oferta de Cursos e Vagas serão entregues em 2021

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 14h42 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Decisão foi tomada em razão da impossibilidade de discussões coletivas e debates nos câmpus

Em reunião realizada ontem, 15, entre a pró-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG), a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI), a coordenação do Observatório do Mundo do Trabalho e os presidentes das comissões locais de elaboração do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), os participantes decidiram adiar a entrega de três documentos que compõem o POCV. São eles: modelo de relatório de estudo/pesquisa natural, social, econômica e educacional dos municípios e das regiões de influência dos câmpus do IFG; sugestão de estrutura do estudo diagnóstico e planilhas de levantamento de dados/indicadores.

O adiamento seu deu devido ao atual contexto de isolamento social, o que dificultou a continuidade das discussões e dos debates coletivos com as comunidades acadêmicas dos câmpus. Segundo a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Gomes Irigon, “foram relatadas as dificuldades do desenvolvimento das ações, no atual cenário de isolamento social, uma vez que parte das atividades deve necessariamente ser conduzida por meio de ações coletivas, envolvendo inúmeros atores e diálogos com a comunidade acadêmica”, pontua.

Entre as ações coletivas que estão sendo realizadas para elaboração do Plano e dos documentos mencionados, estão as análises da planilha para verificar as ofertas de cursos atuais e futuras do câmpus, pesquisas com estudantes e servidores presencialmente nos locais e assembleias para deliberações finais. Após a entrega do documento final, será decidido ainda, em cada unidade, se haverá consulta pública.

Os documentos do plano estavam previstos para serem entregues em 30 de junho e 30 de setembro. Caso as atividades institucionais e acadêmicas retornem ao normal em agosto, Oneida afirma que a previsão de entrega dos documentos passa a ser em fevereiro de 2021. O POCV é uma demanda advinda do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.

Uma nova reunião está prevista para ser realizada em julho, para avaliação do que foi encaminhado durante este mês. E um novo cronograma ainda está sendo elaborado, de acordo com a reunião de ontem.

O Plano

No PDI/IFG​ 2019/2023, foi aprovada a elaboração do Plano de Oferta de cursos e Vagas (POCV) da Instituição. O POCV tem por função auxiliar o gerenciamento das ofertas e vagas considerando o desenvolvimento de estratégias. Assim, a gestão da oferta de cursos e vagas por meio deste plano vai permitir o acompanhamento eficiente de sua execução, em conjunto com a comunidade escolar, além de possibilitar ao gestor a construção de cenários para a expansão e/ou reorganização das ofertas de vagas, qualificando os debates e as definições no ato do planejamento, em atendimento às metas externas e internas da instituição.