Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VII Semana da Construção Civil começa na próxima quinta-feira
VII SECOCI

VII Semana da Construção Civil começa na próxima quinta-feira

Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 18h44 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Inscrição para o evento poderá ser realizada a partir de amanhã, 16, palestras e minicursos têm vagas limitadas

A partir da próxima quinta-feira, 18, até o sábado da mesma semana, 20, o Câmpus Uruaçu receberá a VII Semana da Construção Civil. O evento, aberto aos alunos do IFG e à comunidade externa, promove a discussão de diversos temas importantes do ramo das construções, de cunho científico e empreendedor. A inscrição é gratuita e pode ser feita online, na página de inscrição.

VII SECOCI

Acesse a página eletrônica de inscrição no evento.

programação do evento conta com palestras e debates, minicursos, atrações culturais entre os intervalos das atividades e competições técnicas e esportivas. Profissionais de empresas do setor de construções, da prefeitura de Uruaçu, assim como professores do IFG e alunos graduandos do curso de engenharia civil, poderão mostrar o desenvolvimento e desafios da formação profissional e do mercado de trabalho na região.

Primeiro dia

As palestras da VII SECOCI começam já na abertura do evento, dia 18, com a palestra Patologias em Estruturas de Concreto, do engenheiro M.e Jean Souto, às 9h. O palestrante é representante da CIPLAN, indústria brasileira especializada no desenvolvimento de produtos e serviços da construção civil. Logo em seguida, às 11h, o evento receberá os membros do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás,soldados Sakamoto e Macedo, que ministrarão a palestra Prevenção e Combate a Incêndios em Edificações.

Na parte da tarde, as atividades retornam às 14h com o engenheiro agrimensor e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Luis Dias. Ele irá ministrar a palestra Ética, Valorização e Atribuições Profissionais. Paralelamente, também às 14h, o professor M.e Roger Pires falará sobre Incêndio em Estruturas de Concreto Armado, às 14h, no auditório.

Às 16h, será a vez da palestra Construção Ferroviária: Relato de Experiência, com Guthierys Rodrigues. A última palestra do dia será ministrada pelo engenheiro M.e Ricardo Barbosa Ferreira, da usina hidrelétrica de Furnas. Em sua palestra, serão discutidos os Problemas Executivos de Construção de Barragens, às 17h, no auditório.

Em paralelo, também serão realizados os minicursos de Sketchup, das 14h às 18h, com o graduando em engenharia do IFG, Lázaro José; Calculadora Científica, com a professora M.a Fabiana Pimenta; e Ftool, com os graduandos em engenharia civil do IFG, Aldices Junior e Renildo Melo.

Das 19h às 22h dos dias 18 e 19, será realizado o Torneio de Vôlei do Centro Acadêmico de Engenharia Civil.

Para ver local de todas as palestras, consulte a programação.

Segundo dia

No segundo dia do evento, 19, o diretor técnico da Disbral - empresa brasileira de distribuição de asfalto - , Renato Darim, irá prestigiar o evento com a palestra Asfaltos: Produção, Transporte e Aplicação, das 8h às 12h.

A próxima palestra, às 14h, é com a arquiteta Iasmin de Sousa Jaime, intitulada BIM: Conceitos, Cenário e Complexidades, que tratará o tema da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Às 15h, será discutido o tema Planejamento Urbano.

O segundo dia da programação será encerrado pelo engenheiro da prefeitura de Uruaçu, Achiles Gonzaga de Menezes, que irá palestrar sobre o tema Perspectivas para o Planejamento Urbano de Uruaçu, às 17h.

Das 8h às 12h também serão realizadas Práticas Laboratoriais de Hidráulica e apresentadas as Pesquisas em Desenvolvimento no Câmpus. Das 14h às 18, ocorrerá o segundo módulo do Minicurso de Sketchup, assim como os minicursos Excel Básico, com o professor Esp. Gustavo Quirino; e Autocad, com os graduandos em engenharia civil do IFG, Ana Lídia Moura e Jhonatan Curtolo.

Todas as palestras do dia 19 serão realizadas no auditório. Para saber o local das demais atividades, consulte a programação.

Terceiro dia

No último dia do evento, o engenheiro da Ciplan, M.e Jean Souto, fará sua segunda palestra na VII SECOCI, sobre Concretos com Adição de Macrofibras como Alternativa para a Redução das Taxas de Armaduras em Pisos Industriais, às 8h.

O encerramento será realizado com uma atividade de descontração, a competição Ponte de Macarrão, em que equipes terão de construir uma ponte usando apenas macarrão como estrutura. A competição e a premiação serão realizadas das 10h às 12h.

Veja a programação completa.

Para se inscrever, clique aqui.

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.