Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa de alunos do IFG é aceita em simpósio internacional sobre Sintaxe Espacial
Pesquisa

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 15h03 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Artigo será publicado no 11th Space Syntax Symposium, realizado em Lisboa

Alunos do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Uruaçu tiveram pesquisa aprovada para publicação e apresentação oral no 11th Space Syntax Symposium, evento acadêmico internacional que será realizado de 3 a 7 de julho, em Lisboa, capital portuguesa. O título do artigo é Study of public spaces and recreation areas in the city of Uruaçu (Estudo dos espaços públicos e áreas recreativas na cidade de Uruaçu; tradução livre).

A pesquisa foi orientada pela professora da disciplina de Planejamento Urbano do IFG, M.a Juliana de Souza e Silva Arrais, como projeto de conclusão do curso. Os alunos coautores da pesquisa, Geovana Maria Lino, Hérica Jordana Rezende de Paula Pires, Kamilla Salim Silva Ibrahim, Luiz Felipe Corrêa Muniz e Marina Luiz Silva Gonçalvez, auxiliaram no planejamento e execução das diversas etapas do projeto.

Segundo a professora, "foi um trabalho árduo, os próprios alunos foram a campo fazer o levantamento de fluxo de pessoas". Para Arrais, a aprovação da pesquisa é um "incentivo importante para os estudantes, nem sempre acostumados a participar de um evento desse porte".

A pesquisa

O objetivo do trabalho desenvolvido pelas alunas da turma de Planejamento Urbano foi identificar as características dos espaços públicos e recreativos da área analisada, a região noroeste do centro de Uruaçu, e averiguar se estes estão em condições satisfatórias de uso. Com esse intuito, foram coletados dados sobre o tráfego de pedestres e veículos da região. Os pesquisadores também realizaram um levantamento sobre o uso do terreno ocupado e o número de portões de acesso aos lotes da área.

De acordo com os resultados da pesquisa, o tráfego de veículos é muito maior que o de pedestres, e os espaços públicos não oferecem as condições de acessibilidade para todos. Para a aluna e coautora do trabalho, Hérica Jordana, "as pessoas não andam a pé pela cidade por falta de lazer e opções de acessibilidade dentro dos seus trajetos".

Por estes motivos, aponta o artigo, a população procura entretenimento nos maiores centros urbanos, pois não encontra opções de lazer, segurança e conforto perto de casa. Segundo Geovana Maria, também coautora do trabalho, "a pesquisa é importante para a gente perceber que temos que pensar além da nossa própria comodidade, a gente viu a necessidade do outro em seu dia-a-dia."

Saiba mais sobre o 11th Space Syntax Symposium.

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.