Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira turma de Licenciatura em Matemática do IFG Câmpus Valparaíso participa de colação de grau
Evento

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 23h09 | Última atualização em Sábado, 11 de Maio de 2019, 00h28

Curso de Matemática foi criado em 2015

Pró-reitor cumprimentando formanda durante a solenidade de entrega de diploma

O clima era de alegria e de conquista nesta quinta-feira,09, no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG). O motivo: a realização da colação de grau da primeira turma de Licenciatura em Matemática do Câmpus. O curso foi criado em março de 2015 e já recebeu nota 4 este ano na avaliação Inep/MEC (sendo que o máximo é 5). O paraninfo da turma e um dos professores que ajudou na implantação do curso de Licenciatura em Matemática, Éder Silva, parabenizou as alunas durante discurso e agradeceu o convite: “Estou muito feliz de estar aqui na primeira formatura do curso de Licenciatura em Matemática”, e lembrou: “Por mais dificuldades que existam em ser professor no Brasil, esta profissão nos enche de orgulho”.

Da esquerda para a direita: Mayra, Larissa, Daniel, João, Wemerson e Wanessa

A mesa de solenidade contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Daniel Silva; do diretor-geral do Câmpus Valparaíso, João Marcos Bailão; da chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, Larissa Rezende; da coordenadora de Curso, Mayra Camelo; do coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, Wemerson John; e da professora homenageada, Wanessa Ferreira. Como paraninfo da turma, o escolhido pelas estudantes foi o professor Éder Silva; e patrono:professor  Luiz Fernando. As formandas: Karla da Silva Araújo e Nildes Maria Gomes Aleixo. Éder explica sobre os níveis de dificuldade do curso de Matemática, que abrange tanto matérias de exatas como de humanas, e ressalta: “Não dá para pensar que duas alunas formando seja algo negativo, este nosso curso é muito difícil”.

Mayra Camelo, coordenadora do curso, afirmou a importância da profissão: “A gente sabe o poder transformador da educação matemática”, e completa: “Seja esta pessoa que vai fazer a diferença”. O diretor-geral do Câmpus, João Marcos Bailão, lembrou da excelência do curso com a nota 4 na avaliação Inep/Mec: “O êxito que chegamos a ter com a nota 4, e isso não é pouco coisa em um curso de graduação, e não chegamos ao 5 (nota máxima) por muito pouco”.

Daniel Silva, pró-reitor de Extensão, abriu e encerrou a cerimônia, lembrou da relevância do momento e da conquista: “Nós precisamos esclarecer para o Brasil, o papel e a importância da educação”. Ao final, fez referência a luta das mulheres contra o preconceito em certos espaços: “Sim, nós temos que ter mulheres nas salas de aula, nas ciências e onde mais elas acharem que devem estar”.

Karla e Nildes prestando o juramento de formatura

A formanda Karla da Silva agradeceu aos familiares e professores  e contou um pouco da sua jornada no IFG: “ Durante esses quatro anos, nós viajamos para eventos e conhecemos Institutos Federais que levam educação e movimentam lugares (onde alguns pais não imaginavam ver os seus filhos formados)”.  Nildes Maria, formanda, lembrou durante o discurso: “Foram muitas as dificuldades , mas também, foram muitas as pessoas que nos ajudaram a superá-las e agradecer é reconhecer a quem nos fez o bem”.

Veja mais fotos deste evento em:  www.facebook.com/ifgvalparaiso

Sobre o curso de Licenciatura em Matemática
Para estudar no IFG Câmpus Valparaíso, não deixe de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Utilizamos a nota do Exame em nosso processo seletivo que é realizado uma vez ao ano. Para saber mais, acesse o link abaixo:

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso