Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mostra de HQs e jornais: projeto estimula a interação e comunicação
comunicação

Mostra de HQs e jornais: projeto estimula a interação e comunicação

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 21h51 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h07

Exposição contou com a visita de estudantes de escola publica

Evento aconteceu no auditório

“Super IF: é tempo de esperança”, este foi um dos títulos apresentados pelos alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso, durante a mostra que reuniu revistas em quadrinho e jornais produzidos pelos alunos dos cursos técnicos integrados, nessa quarta-feira,26. Francisco Antunes, estudante do curso técnico integrado em Eletrotécnica- EJA, faz parte do grupo idealizador do HQ “Super IF”, que conta a trajetória de um jovem em busca de qualificação e a descoberta da existência de uma oportunidade: um curso técnico gratuito . Sobre a experiência, Francisco conta sobre a organização da história em quadrinhos: “O maior desafio foi a montagem [do material]”.

Revistinha Super IF criada por alunos do curso técnico integrado em Eletrotécnica-EJA

A atividade realizada faz parte do projeto de extensão: “Práticas de letramento: o uso da tecnologia e os gêneros textuais”, coordenado pela professora de Português/Inglês Nívia Assunção. A iniciativa reuniu boa parte dos estudantes do Câmpus Valparaíso: primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados do período integral, do primeiro ano do curso técnico integrado em Eletrotécnica-EJA e primeiro semestre de Engenharia Elétrica, todos envolvidos em produções de diferentes gêneros textuais. Foram desenvolvidos jornais, HQs e projetos de pesquisa, os trabalhos foram feitos em duas línguas (Português e Inglês).

Sobre a ação desenvolvida com os alunos, a professora Nívia explica a importância da comunicação entre professores e alunos, entre os próprios estudantes, e o contato com os recursos tecnológicos e com os diversos gêneros de texto: “ É por meio das interações sociais  que o conhecimento é desenvolvido” destaca.

Esta ação de extensão  faz parte do projeto de pesquisa: “Os enquadres sociais e as práticas de letramento”, voltado para as “interações sociais, sem as quais nenhum conhecimento é compartilhado e nenhum sentido é construído e compreendido entre as pessoas em determinada comunidade”, define Nívia.

Alunos da Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcanti visitaram a mostra

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso