Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Cada dia que vinha, eu me apaixonava mais por esta língua", conta aluna do curso de Libras do IFG Câmpus Valparaíso
Inclusão

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 20h54 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 20h59

Aulas aconteciam todas as quartas-feiras e seleção foi aberta a comunidade externa

Com 160h de carga horária, o curso de extensão Libras à Formação de Professores no Atendimento Educacional Inclusivo chegou ao fim nessa quarta-feira,26. A ação de qualificação atendeu tanto integrantes da comunidade interna como externa. "Cada dia que vinha, eu me apaixonava mais por esta língua", declarou a aluna Cleidiana Nascimento, que sempre teve vontade de participar de um curso de Libras. Sobre o objetivo do ensino ofertado, a professora de Libras Valícia Ferreira, destaca: " Se habilitar enquanto aperfeiçoamento para trabalhar com estudantes surdos na educação básica ou com turmas inclusivas ou ainda bilíngues".

Para encerrar o projeto houve uma atividade lúdica: "Colocar em prática todo o aprendizado que o curso proporcionou", ressaltou a professora sobre a ação. Nela, vários jogos foram adaptados pelos estudantes para possibilitar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, entre eles, estava um jogo da memória adaptado, em vez da tradicional duas cartas semelhantes, estavam três cartas: uma imagem associada a um sinal e a sua correspondente datilologia (que é soletrar em Libras). Ao fim, os alunos puderam aproveitar da famosa dinâmica do "telefone sem fio", mas no lugar de palavras sussurradas, eram aos sinais que os participantes deviam se concentrar em repassar.

Brincadeira do telefone sem fio adaptada em Libras

Sobre todo o processo concluído, Valícia parabenizou a turma: "A gente percebe o quanto vocês evoluíram desde o primeiro dia de aula". Existe a expectativa de abrir um novo curso de Libras no Câmpus Valparaíso. Mas atenção, como ainda não é certa a existência de novas turmas nesta área aqui no Câmpus Valparaíso, os interessados devem acompanhar e ficar atento às informações no site.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso