Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "O racismo escreveu todas as páginas da nossa história", explica professor da UnB
Extensão

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 08h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 08h39

Começou a III Semana da Consciência Étnico-Racial no IFG Câmpus Valparaíso. Veja aqui a programação completa

Wanderson durante a mesa-redonda

Nessa quarta-feira,04 de setembro, foi iniciada a III Semana da Consciência Étnico-Racial do IFG Câmpus Valparaíso. Evento termina nesta quinta-feira,05. A ação começou com a exibição de um filme no cine-debate: "O Ódio que você semeia". Logo em seguida, teve a mesa de abertura e a mesa-redonda: "Educação para as relações étnico-raciais", com a presença do professor mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB) Wanderson Nascimento.

Wanderson falou como o preconceito é algo permanentemente construído socialmente: "O racismo escreveu todas as páginas da nossa história" e destacou a importância da educação antirracista: "O primeiro passo da solução é investir na formação...neste sentido as ações afirmativas têm um espaço importante, assim, como as cotas" e, completa: "Enquanto a gente não colocar o racismo em cima de uma mesa para discutir, fica muito difícil".

O professor destaca que a escola tem dois sentidos fundamentais: a cidadania e o mercado de trabalho. E justamente sobre a primeira dimensão, esclarece: "A educação deve contar para nós, quem nós somos". Segundo o professor, a educação escolar seria assim (em relação aos conceitos negativos construídos ao longo de séculos sobre os povos e pessoas negras) fundamental na reelaboração destas imagens.

Mesa de abertura

Da esquerda para a direita: Larissa, Reginaldo, Danielle e Ana

Com a presença do diretor-geral, Reginaldo Dias; da chefe de Departamento, Larissa Rezende; da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), Danielle Pereira; e da coordenadora da III Semana da Consciência Étnico-Racial, Ana Elizabete; foi realizado o momento solene de abertura do evento. Ana destacou a importância da ação e a necessidade de debate sobre o tema: "Termino perguntando aos jovens: com qual país vocês sonham? Eu sonho com um país que respeita e valoriza a diversidade"

Ainda dá tempo de participar! Veja a programação completa. Procure um dos organizadores para inscrição presencial.

Veja mais fotos em: facebook.com/ifgvalparaiso

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso