Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "O racismo escreveu todas as páginas da nossa história", explica professor da UnB
Início do conteúdo da página
Extensão

"O racismo escreveu todas as páginas da nossa história", explica professor da UnB

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 08h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 08h39

Começou a III Semana da Consciência Étnico-Racial no IFG Câmpus Valparaíso. Veja aqui a programação completa

Wanderson durante a mesa-redonda
Wanderson durante a mesa-redonda

Nessa quarta-feira,04 de setembro, foi iniciada a III Semana da Consciência Étnico-Racial do IFG Câmpus Valparaíso. Evento termina nesta quinta-feira,05. A ação começou com a exibição de um filme no cine-debate: "O Ódio que você semeia". Logo em seguida, teve a mesa de abertura e a mesa-redonda: "Educação para as relações étnico-raciais", com a presença do professor mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB) Wanderson Nascimento.

 

Wanderson falou como o preconceito é algo permanentemente construído socialmente: "O racismo escreveu todas as páginas da nossa história" e destacou a importância da educação antirracista: "O primeiro passo da solução é investir na formação...neste sentido as ações afirmativas têm um espaço importante, assim, como as cotas" e, completa: "Enquanto a gente não colocar o racismo em cima de uma mesa para discutir, fica muito difícil".

 

O professor destaca que a escola tem dois sentidos fundamentais: a cidadania e o mercado de trabalho. E justamente sobre a primeira dimensão, esclarece: "A educação deve contar para nós, quem nós somos". Segundo o professor, a educação escolar seria assim (em relação aos conceitos negativos construídos ao longo de séculos sobre os povos e pessoas negras) fundamental na reelaboração destas imagens.


Mesa de abertura

Da esquerda para a direita: Larissa, Reginaldo, Danielle e Ana


Com a presença do diretor-geral, Reginaldo Dias; da chefe de Departamento, Larissa Rezende; da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), Danielle Pereira; e da coordenadora da III Semana da Consciência Étnico-Racial, Ana Elizabete; foi realizado o momento solene de abertura do evento. Ana destacou a importância da ação e a necessidade de debate sobre o tema: "Termino perguntando aos jovens: com qual país vocês sonham? Eu sonho com um país que respeita e valoriza a diversidade"


Ainda dá tempo de participar! Veja a programação completa. Procure um dos organizadores para inscrição presencial.

Veja mais fotos em: facebook.com/ifgvalparaiso

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página