Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para Pibid e Programa Residência Pedagógica
EDITAIS LICENCIATURAS

Abertas as inscrições para Pibid e Programa Residência Pedagógica

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 18h30 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 16h30

Também estão abertas as inscrições para professores da rede básica que queiram atuar nos programas

O Instituto Federal de Goiás, por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino, abriu nesta quarta-feira, 29, o processo de seleção de bolsistas e voluntários para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Residência Pedagógica (PRP). As inscrições para ambos podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o dia 9 de setembro.

Para o Pibid, são ofertadas 264 bolsas e mais 66 vagas para estudantes voluntários. Para o PRP, são 240 bolsas e 46 vagas para voluntários. As bolsas de ambos os programas são concedidas pela Capes no valor de R$ 400 reais, pelo prazo de 18 meses. Os estudantes selecionados como voluntários terão prioridade, caso haja desistências de bolsistas.

Para se inscrever, o estudante deve estar matriculado num dos cursos de licenciatura do IFG listados em cada um dos editais e deve ter cadastro do currículo na Plataforma Capes de Educação Básica. Se a inscrição for para o Pibid, o interessado deve ter concluído, no máximo 60% da carga horária do curso. Se for para o PRP, a exigência é de conclusão de, no mínimo, 50% da carga horária ou estar no 5º período do curso. Há ainda outras , entre outras exigências, como não acumular bolsa, todas elas detalhadas nos editais.

As inscrições para ambos os programas devem ser feitas pelo preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/projetos-e-programas, acompanhado dos documentos listados em cada um dos editais. Para efetivar a inscrição o candidato(a) deverá realizar o upload de toda a documentação e anexos exigidos. Os documentos deverão ser digitalizados, formatados em pdf e anexados individualmente no momento da inscrição no formulário eletrônico.

Supervisores e preceptores
Também estão abertas as inscrições para professores licenciados das escolas-campo para o Pibid e o PRP que queiram atuar como supervisores (Pibid) ou preceptores (PRP). Os selecionados vão receber bolsas individuais de R$ 750 mensais, por um período de até 18 meses. Os requisitos para participação, documentos exigidos para a inscrição e critérios de seleção estão descritos nos editais de cada seleção.

Formação
A diretora de Políticas de Educação Básica e Superior/Proen, professora Maria Valeska Lopes Viana, explica que o Pibid e a Residência Pedagógica integram a Política Nacional de Formação de Professores e são programas geridos pela Capes. Eles têm, dentre outros objetivos, o de elevar a qualidade da formação inicial de professores dos cursos de licenciaturas, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica. Segundo a Diretora, tais programas garantem, além do aprimoramento da formação docente dos estudantes das licenciaturas do IFG, condições de permanência, com êxito, até a conclusão do curso superior.

A Residência Pedagógica, destaca a professora Maria Valeska, é direcionada aos estudantes que estão com, no mínimo, 50% do curso concluído e o PIBID envolve estudantes dos primeiros períodos dos cursos de licenciatura. Ressalta, ainda, que no ano de 2020 o desenvolvimento dos programas se adequará ao momento de excepcionalidade que estamos vivendo em função da pandemia de Covid-19, de forma a garantir, como princípio, a saúde e a vida dos nossos estudantes.
A Pró-Reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Irigon aponta que houve cortes pelos Editais CAPES 01 e 02/2020 no número de bolsas para os programas PIBID e PRP e embora o IFG tenha ficado entre as IES que foram contempladas com maior número de bolsas no Estado de Goiás, a redução das bolsas foi significativa.
No caso do Pibid, o IFG solicitou 480 cotas e recebeu 264. Nno projeto de Residência Pedagógica foram 290 cotas solicitada e 240 recebidas. A Pró-Reitoria de Ensino em conjunto com as coordenadoras institucionais dos referidos programas, professoras Janaina Cristina de Jesus, coordenadora institucional do Pibid, e Dayanna Pereira dos Santos, coordenadora institucional do PRP, segundo a pró-reitora, buscou atender o maior número de cursos e câmpus e todas as áreas participantes do Programa Institucional.

Acesse a página do Pibid.

Confira o Edital de seleção de Estudantes Pibid.

Veja o Edital de seleção de Supervisores Pibid.

Acesse a página do Programa Residência Pedagógica.

Confira o Edital de Seleção de Estudantes Programa Residência Pedagógica.

Veja o Edital de seleção de Preceptores Programa Residência Pedagógica.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.