Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Quatro seleções abertas para o IFG Câmpus Valparaíso
Início do conteúdo da página
2023/1

Quatro seleções abertas para o IFG Câmpus Valparaíso

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 10h55 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h17

 Venha estudar com a gente!

imagem sem descrição.

Olá! Tudo bem? Que tal ano que vem vir estudar com a gente? O Instituto Federal de Goiás (IFG) oferece ensino gratuito e de qualidade. O Câmpus Valparaíso está com quatro inscrições abertas: Eja 2023/1, Técnico integrado 2023/1, Vestibular Enem 2023/1 e Vestibular IFG 2023/1. Vamos falar sobre cada uma delas? Veja um curso que melhor te atenda e se inscreva em uma de nossas seleções!

 


Você termina o ensino fundamental este ano? Sim, então, temos uma boa notícia! Venha fazer o ensino médio e no mesmo período cursar uma educação profissional! São 30 vagas para o curso técnico integrado em Automação Industrial e 30 vagas para o curso técnico integrado em Mecânica (aulas em período integral- manhã e tarde; de segunda a sexta-feira). Inscrições até o dia 17 de outubro, e apenas pela internet, no endereço eletrônico: www.ifg.edu.br/estudenoifg , menu: "TÉCNICO INTEGRADO".

E como vai ser a seleção? Por sorteio. Os candidatos ao Câmpus Valparaíso devem ficar atentos ao sorteio eletrônico a ser realizado no dia 25 de novembro, às 17h, no canal oficial do YouTube do IFG: www.youtube.com/c/ifgoficial . 

Reserva de vagas e ações afirmativas
No momento da inscrição, você deve marcar por qual sistema irá concorrer nesta seletiva. São três opções. Sistema universal (ampla concorrência), reserva de vagas (apenas para aqueles que estudaram todo o ensino fundamental em escola pública e dentro desta alternativa, as vagas são distribuída em oito casos), e por fim, temos a política de ações afirmativas (para candidatos que se autodeclararem pertencentes à população cigana, quilombola, indígena e refugiados). 

Atenção! Caso o candidato opte por concorrer pelo sistema de reserva ou pelo de política de ações afirmativas, é necessário realizar postagem de documentação comprobatória via upload ou entrega em envelope lacrado no Câmpus. Veja aqui as datas e quais documentos entregar.

 


Você tem 18 anos ou mais? Ainda não tem o ensino médio? Temos uma seleção para você! São 36 vagas para o curso técnico integrado em Eletrotécnica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos- EJA. O curso acontece no período noturno. E como o curso é técnico integrado, você realiza o ensino médio e um curso profissional conjuntamente. Legal, não é? Inscreva-se até o dia 25 de outubro, pelo site: www.ifg.edu.br/estudenoifg , menu: "EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" , depois vai até o link: "SELEÇÃO EJA 2023/1".

Como acontece a seleção? Você realiza a inscrição, depois precisa comparecer obrigatoriamente no dia 11 de dezembro, para a palestra e sorteio de vagas que acontecerão às 10h, no Câmpus para o qual se inscreveu. Mas atenção! É preciso chegar até as 9h45 para ter acesso ao local no qual ocorre esta etapa da seletiva.

Ações afirmativa e reserva de vagas
O processo seletivo acontece por 3 sistemas: sistema universal (ampla concorrência); reserva de vagas (este aqui apenas para quem estudou todo o ensino fundamental em escola pública, as vagas destinadas para este sistema se dividem ainda em 8 casos, veja o edital para mais informações); e políticas de ações afirmativas (aqui para aquele que se declarar pertencente à população cigana, quilombola, indígena ou refugiado).

No momento da inscrição, o candidato deve optar por um dos sistemas acima. Para aqueles que irão concorrer por reservas de vagas ou políticas de ações afirmativas, será necessária a entrega de documentação comprobatória que pode ser realizada via upload (em arquivo único digitalizado e em formato .PDF) no site da seleção ou entregue em envelope lacrado pessoalmente no Câmpus, nos dias 1 a 3 de novembro. Veja aqui a documentação necessária.

 


Que tal começar uma graduação ano que vem? Para o Câmpus Valparaíso, são duas possibilidades: Engenharia Elétrica e Matemática. Para o Vestibular Enem, é possível optar pelo sistema universal ou reserva de vagas. Já no Vestibular IFG, para o Câmpus Valparaíso, vagas destinadas à política de ações afirmativas. Atenção! São duas seleções distintas! Vestibular Enem, inscrição até 16 de novembro; Vestibular IFG, inscrição até 20 de outubro. Página das seletivas: www.ifg.edu.br/estudenoifg  menu: "Vestibular".

Vestibular Enem 2023/1
São 26 vagas para Engenharia Elétrica e 24 vagas para Matemática. O candidato no momento da inscrição deverá optar pelo sistema universal (ampla concorrência) ou pela reserva de vagas (que se divide em oito casos, mas só poderá escolher o sistema de reserva, o candidato que estiver feito todo o ensino médio em escola pública). Caso opte pela reserva de vagas, o candidato ainda deverá realizar a postagem da documentação comprobatória via upload e em arquivo único em PDF. de documentos exigidos no Edital. Atenção também para os prazos!

Como é o Vestibular Enem? O candidato no momento da inscrição deverá optar por uma nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013 a 2022. Caso escolha a nota do Exame de 2022, que ainda não está disponível, não tem problema, pois posteriormente o sistema irá buscar por meio do CPF do candidato a pontuação.


Vestibular IFG 2023/1
Para o Câmpus Valparaíso, esta opção de seleção está disponível apenas para vagas destinadas à política de ações afirmativas. São 4 vagas para Engenharia Elétrica e 6 vagas para Matemática. Quem pode realizar esta seletiva? Candidatos que se autodeclararem pertencente à população cigana, quilombola, indígenas, refugiados ou aqueles que sejam professores da rede pública de ensino, este último caso terá vagas específicas dentro desta ação apenas para o curso de Licenciatura em Matemática (isso para o Câmpus Valparaíso). Caso o candidato opte em participar por este sistema, não esquecer de postar a documentação exigida em Edital, via upload, até o dia 21 de outubro.

Como acontece o Vestibular IFG? Por meio de prova de redação, a ser aplicada no dia 4 de dezembro. 

 


Acesse os editais de todas essas seleções e outras informações em: www.ifg.edu.br/estudenoifg 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

 

Fim do conteúdo da página