Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião define detalhes para parceria com a OSCIP Programando o Futuro para oferta de estágios
Ação

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 14h30 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 15h43

O estágio tem previsão para ser iniciado no segundo semestre deste ano

Nessa segunda-feira,29, servidores do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram de uma reunião na Estação de Metarreciclagem- Programando o Futuro (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público- OSCIP). O objetivo do encontro era acertar detalhes da parceria que visa a oferta de estágio para os alunos do Câmpus.

Entre os assuntos discutidos estavam quantitativo de vagas e a natureza das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários. A previsão é de que serão disponibilizadas pela Programando o Futuro 12 vagas destinadas para seleção entre os estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial e duas vagas para alunos do curso técnico integrado em Eletrotécnica-EJA. Para formalizar a parceria, ainda faltam as assinaturas do Termo de Convênio de Estágio e do Plano de Trabalho (a previsão é de que isto ocorra até o dia 15 de junho).

Será aberto processo seletivo para os alunos que tiverem interesse e preencherem os requisitos para a vaga. O estágio tem previsão para ser iniciado no segundo semestre deste ano. Os estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Valparaíso precisam cumprir uma carga horária curricular de estágio obrigatório de 200h. Os alunos dos cursos do período integral devem realizar o estágio curricular obrigatório durante o terceiro ano do Ensino Médio e para os estudantes ingressos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o estágio curricular obrigatório é permitido a partir de 5º semestre.

Participaram da reunião o coordenador de Interação Escola-Empresa(CIEE) do Câmpus, Jeremias Rodrigues; o coordenador da Coordenação Acadêmica do Câmpus, João Deroco; e da Programando o Futuro: Vilmar Simion, coordenador Executivo; Fábio Oliveira, coordenador Administrativo; Patrícia Mariana, coordenadora Pedagógica. Após a reunião, foi realizada a inspeção das condições de trabalho do local pelo professor João Deroco, e ao mesmo tempo, foram apresentadas aos servidores do IFG, as atividades de estágio a serem desenvolvidas.

Para o estágio, haverá um supervisor por parte da empresa e um professor- orientador por parte do Instituto. Sobre a reunião desta segunda-feira,29, com a OSCIP Programando o Futuro, Jeremias explica: “Basicamente, foi para acertar os detalhes operacionais do estágio”. O convênio com a Programando o Futuro terá duração de 60  meses e a expectativa é de que atenda diferentes turmas e dezenas de alunos ao longo dos anos.

Além das parcerias realizadas pelo Instituto, existem outras formas para os estudantes conseguirem ingressar no mercado de trabalho, como, por exemplo, por meio dos agentes de integração (entre eles estão o Centro de Integração Empresa Escola- CIEE e o Instituto Euvaldo Lodi- IEL). Para mais informações, fique de olho no site e acesse o menu “Extensão”, submenu “Estágio” do site do Câmpus Valparaíso.

Para saber mais sobre a Programando o Futuro e seu projeto Estação de Metarreciclagem, o endereço eletrônico é: www.programandoofuturo.org.br .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso