Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos participam de “Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável”
Atividade

Alunos participam de “Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável”

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 20h40 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 18h31

Nessa quarta-feira,31, foi realizado no Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG), o evento “Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável”. A atividade foi organizada pela Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus e contou com a participação de Renata David e Denise Cândido, nutricionistas da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG. A ação reuniu estudantes dos cursos técnicos integrados do período integral e servidores; e teve como objetivo discutir o conceito amplo de alimentação saudável.

“Discutir o sistema alimentar que a gente está inserido”

Na conversa realizada pelas nutricionistas com os estudantes, foi debatido o conceito de alimentação saudável em sua forma ampla, abrangendo temas além do valor nutricional do alimento; como sustentabilidade ambiental, alimentar-se como um ato político e produção justa de alimento (uma vez que a escolha do que se consome pode, por exemplo, incentivar na produção local). Denise conta que geralmente quando se fala em alimentação saudável, o assunto fica mais restrito ao lado técnico e biológico, por isto, a ideia de abordar uma temática mais abrangente: “Discutir o sistema alimentar que a gente está inserido”, explica.

A atividade foi aberta ao diálogo, os estudantes puderam interagir e tirar dúvidas. Sobre a roda de conversa, Renata fala: “A gente tentou trabalhar o conceito de alimentação saudável de forma ampla” e afirma: “Todo mundo tem direito a ter uma alimentação saudável”. Julymary Castanheira, coordenadora da Assistência Estudantil do Câmpus, explica que a ideia do evento surgiu devido a inauguração do refeitório estudantil do Câmpus Valparaíso este ano e a importância de conscientizar sobre a necessidade da alimentação saudável: “… para se ter uma alimentação equilibrada” e “Para a adesão dos estudantes ao restaurante” [que apresenta cardápio saudável e no qual são disponibilizados café da manhã e almoço gratuito aos alunos dos cursos técnicos integrados do período integral].

Além do diálogo realizado, foi distribuído uma cartilha aos presentes “ Restaurante Estudantil e Alimentação Saudável”.

Sobre o refeitório do Câmpus Valparaíso

Os alunos dos cursos técnicos integrados do período integral tem direito a duas refeições gratuitas: café da manhã e almoço. Já os estudantes do curso técnico integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão direito a uma janta gratuita diariamente. Para os demais, alunos do curso superior da instituição, servidores e visitantes do Câmpus, caso queiram utilizar o espaço, será necessário pagar um valor pela refeição.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso