Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vamos falar sobre a ansiedade e a depressão?
Início do conteúdo da página
Palestra

Vamos falar sobre a ansiedade e a depressão?

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h21 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h57

A psicóloga Celia Leite explica sobre o assunto e como podemos ajudar e nos ajudar

Palestra da psicóloga Celia na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro
Palestra da psicóloga Celia na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro

"A ansiedade vira um problema quando ela passa a prejudicar seu dia a dia", destaca a psicóloga Celia Leite, durante palestra realizada nesta quinta-feira, 8 de dezembro, no auditório do IFG Câmpus Valparaíso. O tema da ação: ansiedade e depressão. Ao final do evento, foi aberto um momento para diálogo, entre as perguntas levantadas: Como ajudar quem precisa, quem sofre de ansiedade e depressão? "Incentivando esta pessoa a buscar ajuda de um profissional", a psicóloga esclarece que este é o primeiro ponto, e aponta um segundo: oferecer apoio, acolhimento.

Em caso de depressão ou problemas de ansiedade, procure ajuda profissional!

 

Sobre a ansiedade
Pode ser boa ou ruim. A ansiedade é algo natural. Passa a ser um transtorno quando prejudica, quando vira um problema para a vida do indivíduo. Celia explica que a ansiedade não é só física (coração acelerado, tremores..), mas ela existe em três dimensões: física, psicológica (como pensamentos negativos sobre algo que está por vir) e comportamental (tudo aquilo que a gente evita fazer para não sentir ansioso).

A psicóloga dá uma dica para driblar a ansiedade: "Percebeu o coração acelerado, para um pouquinho e respira, respira calmamente". Outra dica é analisar os pensamentos, verificar se este pensamento é negativo, se faz mal. É importante refletir: "A gente não pode acreditar em tudo que a gente pensa".

Depressão x tristeza
"A tristeza é uma emoção natural como a ansiedade", já a depressão um transtorno psicológico, no qual a pessoa precisa procurar ajuda. Mas é importante saber: tem tratamento. A tristeza não atrapalha sua rotina, pode durar horas e até mesmo dias. Já a depressão é uma perda de interesse por atividades, humor deprimido, por mais de duas semanas. Depressão prejudica o dia a dia, tristeza não.

A depressão te desconecta de pessoas, atividades, lugares. O caminho para o tratamento é a busca pela reconexão. "É se reconectar para sentir bem novamente". A depressão também se liga com a desesperança, assim é preciso: "Seja gentil com você, não fale mal a seu respeito, não se puna e também não faça isso com outra pessoa".


A palestrante ainda lembra a importância dos sonhos, objetivos, acreditar.

 

* Celia Leite atua na área terapia cognitiva comportamental.

  

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página