Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em vários câmpus do IFG
Início do conteúdo da página
Secitec 2018

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em vários câmpus do IFG

 Evento que ocorre, tradicionalmente, em outubro em todo o Brasil tem como tema a “Ciência para a Redução das Desigualdades”

  • Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 17h35
  • Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 10h37

 

Ciência, cultura, debate, desenvolvimento, desigualdade. Esses são alguns dos elementos que serão discutidos em uma série de eventos que já se tornaram uma tradição nos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG): a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec). Afinado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, o tema da Secitec em 2018, que é escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. E no âmbito do IFG, o evento que é gratuito será realizado na Instituição ao longo do mês de outubro em várias de suas unidades.

 

Águas Lindas

Em sua quarta edição, a Secitec do Câmpus Águas Lindas será realizada por meio de uma parceria com o Câmpus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB) e as Secretarias Municipais de Educação de Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas. O evento traz um recorte do tema proposto pelo MCTIC e discutirá a temática “Periferia dos Saberes? Ciências para a redução das desigualdades no Entorno do Distrito Federal”. De acordo com os organizadores, a Secitec contará com uma plenária focada no diálogo com a comunidade com o objetivo de avançar na discussão de problemas sociais que estejam presentes no cotidiano, bem como diminuir o vão entre pesquisadores e comunidade.

Buscando uma abordagem interdisciplinar com as questões pertinentes ao tema do evento, a Secitec do Câmpus Águas Lindas ainda contará com palestras, oficinas, minicursos, teatro científico e outros produtos culturais e também oferecerá espaço para mostra dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na região. O evento, que foi contemplado com recurso do CNPq, acontece até o dia 20 de outubro, sábado.

 

Anápolis

A Secitec do Câmpus Anápolis, que já está em sua 6ª edição, ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro e priorizará a aproximação com a comunidade. Com o tema “A ciência para redução das desigualdades”, o evento se propõe a realizar minicursos, oficinas, orientações, atendimento à saúde – especialmente de crianças, mulheres e idosos – num formato voltado à extensão. Interessados em participar de alguns eventos da Secitec, como a I Feira de Ciências do IFG, poderão se inscrever até o dia 29 de outubro, aqui.

 

Aparecida de Goiânia

No Câmpus Aparecida de Goiânia, foi realizado, nos dias 11 e 12 de setembro, o V Seminário de Iniciação Científica do IFG Aparecida de Goiânia. O tema do evento foi o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTIC: "Ciência para a redução das desigualdades”. A abertura do Seminário contou com a mesa-redonda “Ciência para a redução das desigualdades”, integrada por professores do próprio câmpus, e com uma apresentação cultural de uma banda musical formada por quatro alunos do Ensino Médio. Ao longo do evento, foram realizadas diversas oficinas, minicursos e comunicações orais.

Saiba mais sobre o que ocorreu no evento clicando aqui.

 

Formosa

Em sua 9ª edição, a Secitec do Câmpus Formosa ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro, com o mesmo tema da Semana Nacional. A programação do evento pode ser conferida aqui. De acordo com os organizadores, essa programação conta com palestras voltadas para áreas diversas de conhecimento. Além disso, durante a Secitec, será realizada apresentação de trabalhos acadêmicos e também oficinas e minicursos, que serão ministrados por professores da Instituição, profissionais de outras instituições e estudantes. Ao longo do evento, também serão realizados o tradicional Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé e o "Conhecendo o IFG". Confira mais detalhes sobre a Secitec na página do câmpus.

 

Inhumas

A VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Inhumas teve início no dia 15 de outubro e terminou ontem, 17. No evento que teve cerca de 500 inscritos, o tema central foi Ciência para a Redução das Desigualdades. Durante a VII Secitec, foram realizados ainda outros dois eventos: a V Feira de Ciências e a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB). Confira o que aconteceu no evento no site do Câmpus Inhumas.

 

Palestra do pesquisador Attico Chassot durante a Secitec do Câmpus Inhumas

 

Itumbiara

A Secitec do Câmpus Itumbiara, que acontece desde 2010, começou nesta quarta-feira, 17, e será encerrada no dia 20 de outubro, sábado. O evento ocorrerá junto à Semana da Química, Semana da Engenharia e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A palestrante convidada para a abertura foi a pós-doutora em Química pela Universidade de Harvard, a cientista Joana D'Arc Félix de Sousa.

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o evento teve início com uma intervenção realizada pelos alunos da Instituição, por meio de teatro e dança. Foram abordados assuntos polêmicos como a xenofobia, o estupro, o racismo, o culto à beleza, o preconceito religioso e de classe social, entre outras questões. Ao final, os discentes entoaram mensagens de combate ao preconceito e ao racismo, pregaram a não violência e distribuíram rosas brancas para plateia. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas na página do Câmpus Itumbiara.

 

Jataí

Em sua 21ª edição, a Semana Técnico-Científico-Cultural (Semantec) do Câmpus Jataí tem, segundo seus organizadores, o objetivo de promover a apresentação de trabalhos e mostras estudantis de cunho científico e de pesquisas de iniciação científica que reflitam a investigação crítica, o debate e a proposta de intervenção sobre assuntos relativos ao tema “Ciência para redução das desigualdades”. Paralelamente ao evento, ocorre o "Conhecendo o IFG", atividade de extensão que abre as portas da Instituição aos estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas jataienses. O evento teve início no dia 16, terça-feira, e será encerrado nesta quinta-feira. Confira mais informações sobre a Semantec na página do Câmpus Jataí.

 

 

Discentes do Câmpus Jataí participam da Semantec

 

Luziânia

A VIII edição da Secitec do Câmpus Luziânia será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro e debaterá o tema proposto pelo MCTIC: Ciência para a Redução das Desigualdades. Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições até o dia 28 de outubro. Durante o evento serão realizadas a Semana da Computação e a Semana da Química. A programação e demais informações sobre a Secitec dessa unidade podem ser acessadas no site do Câmpus Luziânia.

 

Goiânia

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Câmpus Goiânia realizará a 3ª edição da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec). O evento, destinado às comunidades interna e externa à Instituição, apresenta programação com mais de 100 atividades gratuitas, que ocorrerão concomitantemente no Câmpus Goiânia. As inscrições já estão abertas e a programação do evento está disponível no site do evento. Neste ano, a Secitec do Câmpus Goiânia apresenta como tema: “Ciência para Redução das Desigualdades”, que está alinhado ao mote da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovida pelo MCTIC. Dia C da Ciência, 3ª Semana da Química e 9ª Semana da Matemática também integram a programação do evento.

Na programação da Secitec do Câmpus Goiânia, estão previstas atividades voltadas a aproximar a comunidade ao IFG - Câmpus Goiânia. Além das palestras, minicursos, oficinas, exposições e mesas-redondas, a programação traz também atividades artísticas para o público. O evento receberá a pianista Maria José Carrasqueira para apresentação no dia 25 de outubro, às 21 horas, no Teatro do IFG. O concerto tem entrada franca e contará com interpretações de obras de Franz Joseph Haydn, Claude-Achille Debussy, Joseph Maurice Ravel, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, entre outros compositores. Saiba mais sobre o evento na página do Câmpus Goiânia.

 

Goiânia Oeste

Em sua 4ª edição, a Secitec do Câmpus Goiânia Oeste que começou nesta quarta-feira, 17, será encerrada no sábado, 20 de outubro. Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a intenção é propiciar o uso do conhecimento científico e tecnológico para combate às desigualdades sociais e para resolução de problemas do dia a dia. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é criar uma linguagem acessível à população por meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Neste ano, o evento será integrado ao II Seminário de Iniciação Científica e Pesquisa do Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo dessa integração, segundo os organizadores, é fomentar as apresentações de trabalhos desenvolvidos nos programas institucionais, como o PIBIC, e para a socialização das demais atividades acadêmicas que integram o cotidiano educacional. Saiba mais sobre o evento aqui.

 

Senador Canedo

As inscrições para as diversas atividades da V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (V Secitec) do Câmpus Senador Canedo estão abertas até o dia 23 de outubro. O evento ocorrerá entre os dias 24 e 27 deste mês e reunirá o V Seminário Local de Iniciação Científica, o V Festival Local de Artes, o IV Torneio de Batalha de Máquinas e o II Festival de Práticas Corporais. A programação pode ser acessada aqui .

 

Uruaçu

O tema da Secitec do Câmpus Uruaçu, que começa nesta quinta-feira e termina amanhã, 19, segue as diretrizes nacionais do evento. Nessa edição, a Secitec busca promover o fortalecimento dos vínculos entre as discussões do ambiente acadêmico e a sociedade, debatendo os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais do país.

A Secitec em Uruaçu conta com uma programação extensa, com minicursos sobre políticas inclusivas, oficinas de tecnologia e literatura, debates sobre as desigualdades na comunidade local e apresentações culturais, entre outras atividades. Acesse a programação da Secitec do Câmpus Uruaçu no site do evento.

 

Valparaíso

Em sua 3ª edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso teve início no último dia 16, terça-feira, e segue até amanhã, 19. Segundo os organizadores, a programação do evento traz diversas palestras, oficinas, minicursos. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

 

 

Semana Nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A Semana tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia, segundo o MCTIC, é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

O tema deste ano, de acordo com o MCTIC, permitirá trazer à tona o debate acerca da contribuição das ciências sociais e humanas para a redução das desigualdades no Brasil, além de fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia, o que poderá permitir ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação dessas áreas do conhecimento.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria - com o apoio das coordenações de comunicação social dos câmpus do IFG.

Fim do conteúdo da página