Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFG participam de atividades acadêmicas na Univesidad de Granma, Cuba
Intercâmbio

Visita de comitiva brasileira a Cuba faz parte de projeto de intercâmbio acadêmico-científico

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h48
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 13h44

Da esquerda para direita: Sandro Safadi, do IFG-Anápolis; Ricardo Assis, da UEG; Adão Franscisco, da UFT; e Weder Freitas, do IFG- GoiâniaDa esquerda para direita: Sandro Safadi, do IFG-Anápolis; Ricardo Assis, da UEG; Adão Franscisco, da UFT; e Weder Freitas, do IFG- Goiânia

Dois professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram de comitiva brasileira presente em visita a Cuba no período de 20 a 30 de março. Naquele país, entre outras atividades, eles participaram do VII Congreso Cubano de Desarrollo Local, promovido pela Universidad de Granma (UDG), na cidade de Bayamo, nos dias 26 a 28 de março. Os professores Sandro de Oliveira Safadi, do Campus Anápolis, e Weder David de Freitas, do Campus Goiânia, fizeram parte da comitiva brasileira, composta também por pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento deste ano teve como tema "Articulando Estratégias para um Desenvolvimento Local Sustentável" e contou com mais de 300 inscritos, sendo 80 estrangeiros de 18 nacionalidades diferentes. Na ocasião foi possível realizar encontros com representantes daquela universidade para dar início ao processo de construção conjunta de convênio. Os professores participaram de uma audiência com a reitora da Universidad de Granma, M. Sc. Narcy M. Bueno Figueras, e de reuniões com o professor Ibrahim Amhed León Teles, coordenador do Centro de Estudio de Dirección y Desarrollo Local (CEDDEL) com o intuito de desenhar as linhas gerais de convênio que deverá contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A participação dos professores do IFG é fruto de articulação institucional do IFG com a UDG, que se deu no âmbito do projeto de intercâmbio acadêmico-científico intitulado "Planejamento Territorial e Sociobiodiversidade: perspectivas para o mundo do Cerrado", com financiamento da Capes e em execução desde 2017, sendo que, em 2018, foi realizada uma missão a Cuba em que os professores Sandro e Weder estiveram presentes. Esse projeto está sob coordenação geral do prof. Dr Eguimar Felício Chaveiro, do Instituto de Estudos Socioambientais - IESA/UFG, que também coordena o Grupo de Pesquisa Espaço, Sujeito e Existência, do qual os dois professores do IFG também fazem parte.

Ainda neste mês de abril o protocolo de intenções deverá ser assinado entre os professores das duas instituições e, em junho, na cidade de Manaus, será realizado o I Congresso Internacional de Geografia e Desenvolvimento Local – Brasil/Cuba, ocasião em que as parcerias entre as instituições devem se consolidar.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis