Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado o resultado final da seleção do PIBICTI

Divulgado o resultado final da seleção do PIBICTI

O resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação foi divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 17h43
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 09h10

Já está disponível o resultado final da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Ao todo, nesta seleção, foram ofertadas 279 bolsas de iniciação científica voltada a diversas modalidades. O resultado final pode ser conferido na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG.

Bolsas ofertadas

Além da novidade que foi a oferta, pela primeira vez, de bolsas destinadas aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa também apresentou oportunidades de bolsas destinadas a estudantes dos cursos de graduação e de outros cursos técnicos de nível médio do IFG.

Ao todo, foram ofertadas 175 bolsas provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 104 bolsas custeadas com recursos próprios do IFG. O número de bolsas com recursos do IFG foi ampliado em relação ao ano passado, quando foi de 49 bolsas. As inscrições foram realizadas nas seguintes modalidades:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG;
• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af): destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG que ingressaram no IFG através do sistema de cotas;
• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): Destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG;
• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM): Destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG;
• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio - EJA (PIBIC-EM/EJA): Destinado a estudantes dos cursos de nível médio na modalidade EJA do IFG.

É importante ressaltar que o IFG tem também a modalidade de pesquisa pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), que é destinado a alunos dos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFG. Contudo, nessa modalidade, por ser voluntária, não há remuneração.

Bolsas e valores
Segundo o edital publicado pela PROPPG, as bolsas disponíveis foram divididas de acordo com as modalidades de programas de pesquisa existentes no IFG e essa divisão consta do edital. As bolsas serão concedidas de acordo com a disponibilidade de recursos do CNPq e do IFG e terão vigência de doze meses, contada a partir do mês de agosto de 2019. O valor da remuneração é fixado anualmente pelo CNPq. As bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI terão o valor de 400 reais mensais e as bolsas PIBIC-EM e PIBIC-EM/EJA, 100 reais mensais.

Acesse aqui o edital.

Confira o resultado final.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.