Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG doa mais de 1.000 frascos de álcool gel e glicerinado à Vigilância Sanitária de Itumbiara e Poder Judiciário
Início do conteúdo da página
Câmpus Itumbiara

IFG doa mais de 1.000 frascos de álcool gel e glicerinado à Vigilância Sanitária de Itumbiara e Poder Judiciário

Órgãos serão os responsáveis pela distribuição e entrega dos saneantes em locais estratégicos de atendimento à população

  • Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 09h03
  • Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 08h50

 

Parte dos frascos doados. A meta é produzir mais de 3.700 unidades
Parte dos frascos doados. A meta é produzir mais de 3.700 unidades

 

O Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás, realizou na manhã de sexta-feira, 06 de novembro, a entrega de 576 frascos de 500 ml de álcool (do tipo em gel 70% e 80% glicerinado) à Vigilância Sanitária da cidade e 525 ao Poder Judiciário, totalizando 1.101 unidades. No Câmpus, a doação foi realizada pela diretora-geral do Câmpus, Aline Barroso, e pelo coordenador e responsável técnico da produção dos saneantes no IFG de Itumbiara, prof. Leonardo Magalhães de Castro.

Quanto à destinação, os frascos entregues serão distribuídos em unidades de pronto atendimento 24h e de Saúde da Família, Hospital Modesto de Carvalho, UPAs e Samu. Entidades filantrópicas e parceiras do Município, além do presídio regional e áreas administrativas ligadas ao enfrentamento da pandemia também serão beneficiados. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, José Márcio Margonari, alguns frascos serão reservados para o uso nas escolas quando as aulas presenciais forem retomadas.

O diretor da Vigilância ficou extremamente grato pela doação e afirmou: “Esse produto com certeza salvará muitas vidas”. Na opinião dele, essa doação de álcool é muito importante pois será usada não somente na prevenção à Covid-19, mas também por vítimas dessa doença e por profissionais de saúde. O diretor ainda disse reconhecer a grande articulação realizada pelo Instituto Federal de Goiás para viabilizar a produção dos saneantes e elogiou a produção. “Vocês conseguiram excelência na qualidade e apresentação do produto, afirmou o diretor ao comparar os álcoois fabricados pelo IFG aos que são vendidos no comércio.

Quem também esteve presente durante a entrega foi o assessor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Caio Augusto Vieira Mariano Borges, que na ocasião representou o secretário de saúde, Fábio Marcelino de Oliveira. Durante sua fala o assessor Caio, que também é ex-aluno do Câmpus Itumbiara, falou do orgulho de ser egresso do Instituto Federal e da gratidão e emoção em receber os frascos de álcool neste “momento muito significativo”. Isto porque, segundo explicou o assessor, eles dependiam da doação das usinas sucroalcooleiras, que recentemente suspenderam a fabricação por causa do período da entressafra.
Além do diretor Margonari e do assessor Caio estiveram presentes na entrega o fiscal de contrato da SMS, David Salomão, a fiscal e o assessor da Vigilância Sanitária, Leidiane Resende Silva Andrade e Matheus Alves Cadete, respectivamente.


Produção
A produção de saneantes no Câmpus Itumbiara teve início no dia 02 de setembro e tem previsão de ser finalizada até 15 de dezembro, com a meta de produção de 3700 unidades. Nos laboratórios estão sendo produzidos o álcool 80% glicerinado (de textura mais líquida) que é destinado à desinfecção de bancadas, objetos, instrumentos e superfícies de contato (assentos e carrinhos transportadores, por exemplo); e o outro é o álcool em gel 70%, que é mais direcionado à higiene das mãos por facilitar o espalhamento sobre a pele.

O prof. Leonardo Magalhães salienta que os dois tipos de álcool possuem efeito bactericida e são produzidos de acordo com as instruções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Equipe de produção

Carlos Henrique do C. Oliveira é um dos 14 estudantes selecionados no projeto de saneantes
Carlos Henrique do C. Oliveira é um dos 14 estudantes selecionados no projeto de saneantes


Para a fabricação foram selecionados 14 estudantes bolsistas e voluntários, tanto do curso Técnico em Química quanto da Licenciatura em Química. Os álcoois são produzidos de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde, e além do coordenação e supervisão técnica do prof. Leonardo, os estudantes são acompanhados pelas professoras Jennyfer Ribeiro de Morais, Juliana Moraes Franzão e Tatiana Aparecida Rosa Silva, colaboradoras do projeto.

Leonardo destaca que alguns alunos selecionados como bolsistas no projeto passaram à condição de voluntários porque foram admitidos, posteriormente, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Residência Pedagógica (PRP) ou mercado de trabalho. Por conta disso, em outubro foi aberta uma nova chamada pública para selecionar bolsistas no projeto de saneantes.

O graduando do 7º período do curso de Licenciatura, Carlos Henrique do Carmo Oliveira, entrou no projeto como bolsista e atualmente é voluntário. Ele relata que a experiência está sendo muito positiva e está proporcionado novos conhecimentos, além daqueles adquiridos em sala de aula. O jovem também lembra que o conteúdo das aulas de Química Analítica tem sido de grande importância na produção dos álcoois, principalmente o que ele estudou durante o 5º e 6º período da graduação.

A estudante Thiessa Alves da Silva é do 2º período da Licenciatura e conta que a oportunidade de integrar a equipe do projeto tem sido “um grande aprendizado”, principalmente porquê, em função da pandemia, ela não teve nenhuma aula prática no primeiro semestre da graduação, mas, agora está frequentando os laboratórios por conta da produção de saneantes.
Além dos estudantes e professores, os técnicos de laboratório do Câmpus Itumbiara, Adilson Ferreira Goulart e Natali Oliveira e Silva, têm sido “peças fundamentais” na produção dos saneantes, destaca o docente Leonardo.


Custeio
Para a realização dessa ação de extensão estão sendo empregados recursos do Instituto Federal de Goiás para a aquisição de insumos visando à produção dos saneantes e o pagamento de bolsas aos estudantes. Há também recursos do Termo de Execução Descentralizada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Além desses, em Itumbiara, o projeto também recebeu recursos do Poder Judiciário para a aquisição de insumos e confecção de rótulos para os frascos. Os recursos foram autorizados pelo magistrado do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, Roberto Neiva Borges. Em contrapartida, o IFG doou ao Fórum da Comarca de Itumbiara frascos de álcool para utilização em ambientes de maior circulação.


Logística

Tanto o Município quanto o Judiciário de Itumbiara serão os responsáveis pela logística de distribuição, entrega e/ou disponibilização dos frascos em unidades básicas de saúde, locais de atendimento ao público em geral e entidades que prestem assistências às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Registro da entrega dos saneantes no FórumRegistro da entrega dos saneantes no Fórum

 

Considerações

A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, agradeceu em nome do Instituto Federal a parceria entre Instituição, Judiciário e Município na produção de saneantes, e falou da gratidão aos alunos e servidores que “abraçaram a ideia” de produzir os álcoois, principalmente o prof. Leonardo Magalhães que assumiu a linha de frente do projeto. Por fim, a gestora reafirmou o compromisso do IFG em atender a população sempre e não somente em períodos excepcionais como este da pandemia e agradeceu aos apoiadores por acreditaram na capacidade, compromisso e potencial da Instituição.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página