Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Branquitute precisa refletir sobre seu papel no racismo brasileiro”
Início do conteúdo da página
Culturas negras

“Branquitute precisa refletir sobre seu papel no racismo brasileiro”

Debate expôs os vários aspectos do racismo e a necessidade de se combatê-lo de forma efetiva

  • Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 09h16
  • Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 12h03
Professora Daniele afirmou que há um descompasso entre as narrativas das pessoas negras e das brancas
Professora Daniele afirmou que há um descompasso entre as narrativas das pessoas negras e das brancas

“Somos todos antirracistas agora?” Com este tema provocador, a mesa-redonda de abertura do IV Encontro de culturas negras e do VI Seminário de educação para as relações étnico-raciais, realizada nesta quinta-feira, 19, à noite, trouxe reflexão e emoção. As professoras do IFG Daniele Gonçalves Dias (Câmpus Formosa) e Paula de Almeida Silva (Câmpus Luziânia) expuseram os vários aspectos do racismo e criticaram o “antirracismo de estampa de camiseta”.

Sob a mediação do jornalista Evaldo Gonçalves Silva (Câmpus Jataí), o debate trouxe à tona uma realidade que não é admitida, mesmo por pessoas que se dizem antirracistas: o rebaixamento das pessoas negras beneficiou e continua beneficiando as pessoas não negras. “A discussão do racismo é sempre colocada na perspectiva do que faz com o negro. Mas não se discute como racismo beneficia os brancos”, criticou Paula.

Segundo ela, antirracismo não se faz com passividade e as pessoas pretas têm de lutar todos os dias para ter sua humanidade reconhecida. Mas é preciso que a branquitude participe, de fato, desse debate. “Somos o outro que não merece estar no mesmo espaço que os não negros. Quando os não negros se colocam no debate mas identificando o negro como o outro, confirmam o falso discurso de que o racismo é um problema dos negros”, afirmou.

Ela apresentou duas categorias da branquitude: a crítica e a acrítica e afirmou que ambas têm em comum a imagem de superioridade de si mesmas. A branquitude crítica é aquela que se diz antirracista, mas nas entrelinhas do discurso e nas ações da vida provada continuam a rebaixar as pessoas negras. Já a branquitude acrítica orgulha-se de ser racista. “O fato é que o racismo é perpetrado pela branquitude que sempre precisa colocar o negro como o outro inferior”, ressaltou.

Escola

Já a professora Daniele falou de sua trajetória como professora e de como o racismo está presente nos processos educacionais. Segundo ela, já na sua formação foi possível perceber o desprezo pela temática e como vários conceitos utilizados por intelectuais negros para analisar o racismo eram vistos como não-científicos.
Mas Daniele contou que descobriu o poder da palavra e que vivencia no projeto Escritoras Negras a experiência de muitas mulheres revisitarem suas próprias histórias. “Compreendemos que às vezes nos faltam palavras para enfrentar a violência racistas”, disse.

Ela apresentou narrativas colhidas dentro das escolas, nas atividades propostas e nas falas de estudantes, que evidenciam o racismo, mas não são vistas como racistas por quem as reproduz. Uma atividade escolar, por exemplo, propôs em comemoração ao mês da consciência negra o seguinte: “Utilizando materiais variados como bombril, macarrão, lã e outros, vamos montar nossa nega maluca”. “E isso não é visto como racismo”, espanta-se.

Segundo ela, inúmeras falas racistas são centradas na questão do cabelo das pessoas negras, contribuindo para a destruição da sua auto-estima. “A questão do cabelo é muito dolorida. O negro tem de se fazer forte o tempo todo para conseguir falar, para manter sua existência e sua altivez”, reforçou.

As apresentações das duas professoras foram muito elogiadas pelos participantes, que também teceram comentários e apresentaram questões a elas. O mediador do debate reforçou as “falas potentes, com a força da mulher negra”.

Abertura oficial

A mesa-redonda foi precedida pela abertura oficial do IV Encontro de culturas negras e do VI Seminário de educação para as relações étnico-raciais. Participação da solenidade o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, e o representante da Comissão Organizadora, Neville Julho de Vilasboas e Santos.

Os três reforçaram a importância dos dois eventos, que ocorrem paralelamente e neste ano estão sendo realizado virtualmente. Neville destacou os objetivos propostos: refletir sobre as políticas afirmativas dentro do IFG e promover o reconhecimento das diferentes manifestações da cultura negra brasileira.

O reitor lembrou que 83% dos alunos do IFG se auto-declaram pretos ou pardos e falou da importância do enfrentamento aos ataques racistas. “O objetivo é coibir, invisibilizar a luta pela igualdade étcino-racial”, alertou.

Já Daniel Barbosa lembrou que pretos e periféricos estão a tombar a todo instante e que vidas negras importam para o IFG, seja dentro da Instituição ou fora dela. “Temos de assumir o nosso papel e efetivamente não ser racista e ser antirracista”, afirmou.

Programação

Nesta sexta-feira, Dia Nacional da Consciência Negra, serão apresentados os trabalhos selecionados para o VI Seminário de educação para as relações étnico-raciais. Três grupos de trabalhos foram formados para a exposição dos conteúdos, que vão de relatos de experiências a comunicações tratando das questões africanas e da afrodescendência, de raça, antirracista e da diversidade étnico-racial.
A partir das 9 horas, serão apresentados os trabalhos do GT1, com transmissão pelo link https://youtu.be/GMNeygsLXqY. A partir das 14 horas, haverá a exposição de trabalhos do GT2, com transmissão pelo link https://youtu.be/HlBwtviKJwc. À noite, a partir das 19 horas, serão apresentados os trabalhos do GT3 e a transmissão será feita pelo link https://youtu.be/MbiFV3i0qKs

 

Assista à íntegra da mesa-redonda “Somos todos antirracista agora?” 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página