Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFG participa da inauguração do laboratório Include no Câmpus Luziânia
include by campus party

Situado no Câmpus Luziânia, é o primeiro laboratório instalado dentro de um Instituto Federal no Brasil

• Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 16h39
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26
Jovens já em estudos no laboratório

A tarde desta quinta-feira, 13 de maio, representa um grande avanço da Inclusão no Brasil, especialmente no entorno do DF. O Reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia; o governador do Estado, Ronaldo Caiado; o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto; e outras autoridades estaduais e municipais, inauguraram o laboratório Include, localizado no Câmpus Luziânia. O espaço montado é para a formação de adolescentes de 12 a 20 anos nas áreas de robótica, eletrônica, programação, sensores e mecânica.

Além da sala, professores e monitores, o IFG doou 10 notebooks para o funcionamento do laboratório. “Queremos que esse modelo sirva de exemplo para outros locais”, afirmou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. “Esse é o papel de gestores estaduais e federais, fazer a inclusão nesse país que tem uma carência muito grande”, acrescentou.

Segundo o governador do Estado, Ronaldo Caiado, o que o Include oferece é inédito na região, com equipamentos que não têm nem mesmo em escolas particulares. “Temos que patrocinar, porque é a única maneira de conseguirmos dar melhor qualidade de vida e renda para as famílias”, afirmou.

A intenção do Instituto Campus Party é tornar Goiás detentor do maior número de laboratórios Include no Brasil. “Hoje podemos dizer que Goiás é o Estado onde mais vamos abrir laboratórios. Sempre que inauguramos é uma grande alegria, porque sabemos que vamos mudar a vida de muitos garotos e garotas”, contou o presidente da entidade, Francesco Farruggia.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Márcio César Pereira, que está à frente de todo o processo de implantação dos laboratórios no Estado, “o Include traz inovação, pensamento crítico, resolução de problemas. Coloca uma possibilidade de emprego muito mais tecnológico que esses alunos não teriam se não tivessem passado por essa experiência”.

Como apoio ao laboratório Include em Luziânia, a coordenadora do laboratório de robótica do câmpus – Metabotix, professora Christiane Borges, vê a nova instalação como uma grande oportunidade de capacitação para os jovens da região. “Estou muito feliz por ter um laboratório incrível assim no câmpus, com impressora 3D, computador, drones, placas para criação de robôs... É mais uma forma de o IFG estar próximo da comunidade. Oportunidade de esses jovens conhecerem o câmpus, se interessarem por nossos cursos e virem a ser nossos alunos”, disse a professora Christiane.

Estiveram presentes também na cerimônia o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; o secretário estadual de Comunicação, Tony Carlo; o deputado federal Célio Silveira; os assessores especiais da Governadoria Marcos Cabral, Lívio Luciano e Luiz Rates; a diretora do projeto Include, Sidiane Zanin; os prefeitos Wilson Tavares (Gameleira de Goiás), Daniel Sabino (Cristalina), Fábio Correa (Cidade Ocidental), Zé Diniz (Abadiânia) e Carlinhos do Mangão (Novo Gama); a coordenadora regional de Educação, professora Karla Moreno; e a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu.

Logo após a cerimônia, o reitor e o governador foram para o laboratório, conversaram com os jovens e com a imprensa.

O Laboratório

Nos laboratórios Include Campus Party será oferecida capacitação nas áreas de robótica, eletrônica, programação, sensores e mecânica. Oficinas sobre empreendedorismo e internet das coisas também estão na base curricular do Include. A iniciativa objetiva promover a inclusão social e econômica para aqueles que não possuem acesso à educação tecnológica, com o foco no desenvolvimento dessas habilidades.

Todas as unidades do Include contam com mobília e equipamentos para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros materiais.

Para mais informações sobre o programa, acesse: https://institutocampusparty.org.br/include/

Veja as fotos da inauguração: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.Luziania&set=a.4119101188171981

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia, com informações da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)