Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Relatório de avaliação do ensino remoto é divulgado pela Proen
ENSINO

Relatório de avaliação do ensino remoto é divulgado pela Proen

A intenção é de que o documento auxilie no aprimoramento do modelo de ensino remoto adotado na Instituição durante a pandemia

• Publicado: Segunda, 17 de Maio de 2021, 07h54
  • Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 10h48

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG) divulgou o relatório parcial de avaliação da implementação do ensino remoto na Instituição. O documento é o primeiro relatório apresentado pelo grupo de trabalho responsável pela construção da avaliação e atende ao que foi estabelecido na Instrução Normativa nº 7/2020, que dispõe sobre o Sistema de Ensino Emergencial. Clique aqui e acesse o relatório.

O Relatório de Avaliação foi elaborado pela Câmara de Ensino do IFG e pelos membros das comissões central e locais de permanência e êxito da Instituição e tem como objetivo apresentar uma avaliação a respeito do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esse modelo de ensino foi implementado por meio da Instrução Normativa/PROEN/IFG 07/2020. Essa normativa visa definir, em caráter excepcional, o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O levantamento de dados foi realizado por meio de questionário eletrônico dirigido aos segmentos de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos vinculados aos Departamentos de Áreas Acadêmicas dos câmpus da Instituição. Como destaca o Relatório, a elaboração dos questionários visou, sobretudo, apresentar o dimensionamento da experiência dos alunos, docentes e técnicos administrativos diante da implementação do SEE, a partir da adoção do ERE no IFG.

Avaliação e Instrução Normativa

O Relatório de Avaliação do Ensino Remoto é um documento que estava previsto na IN 07/2020. Essa Instrução prevê, em seu artigo 10, a elaboração de um plano de avaliação para o sistema de ensino emergencial adotado durante a pandemia. O artigo 60, nesse sentido, estabelece que a Proen deve demandar, em diálogo com a Câmara de Ensino, a criação de “um plano de avaliação processual e contínua com o objetivo de dimensionar os limites e as possibilidades inerentes ao processo de execução do SEE e ao cumprimento dos objetivos previstos neste regulamento.”

Para realizar essa avaliação e construir a proposta do Plano de Avaliação Processual e Contínua (PAPC), foi constituído um grupo de trabalho (GT) no âmbito da Câmara de Ensino, com a participação de membros das Comissões de Permanência e Êxito, locais e central. A ideia do grupo é que, a partir dessa primeira avaliação, fosse possível apresentar correções de trajetória, propor iniciativas para a continuação do SEE e ações com vistas à permanência e ao êxito dos discentes.

Objetivo do Plano de Avaliação

O Plano de Avaliação Processual e Contínua (PAPC), como destaca a Proen, tem como objetivo indicar as possibilidades e os limites do ensino remoto em relação à organização didático-pedagógica, ao acesso às tecnologias e às ações de permanência e êxito.

Como é destacado no Relatório da Proen, a avaliação teve a finalidade de apresentar o mapeamento da experiência de ensino remoto, a partir da perspectiva dos estudantes, dos docentes e dos técnicos administrativos ligados ao Departamento de Áreas Acadêmicas dos câmpus, além de construir um conjunto de elementos norteadores indicando as possibilidades de aprimoramento do modelo adotado. Essa possibilidade de aprimoramento é importante, porque, com a manutenção do cenário pandêmico no país, o sistema ainda será utilizado para o desenvolvimento das ações de ensino no ano de 2021. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, a intenção é de que o relatório parcial concluído auxilie no aprimoramento do modelo de ensino remoto adotado na Instituição.

Acesse o Relatório de Avaliação.

Confira outros documentos da Proen: https://www.ifg.edu.br/relatorio-anual

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.