Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Visita de representantes do governo estadual traz perspectivas de futuras parcerias em pesquisa e inovação
Início do conteúdo da página
CiteLab

Visita de representantes do governo estadual traz perspectivas de futuras parcerias em pesquisa e inovação

Previsão de inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação é em setembro deste ano

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 12h34
  • Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 16h00
Visita de gestores e servidores da Sedi e Fapeg ao CiteLab do IFG
Visita de gestores e servidores da Sedi e Fapeg ao CiteLab do IFG

Em visita às instalações do Centro de Pesquisa e Inovação (CiteLab) do Instituto Federal de Goiás (IFG), o reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Marcio Cesar Pereira, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, traçaram projeções para futuras parcerias em projetos, principalmente na área de energia. A visita dos gestores foi realizada na manhã de hoje, 11, às instalações e obras do Centro de Referência, em Goiânia, próximo ao Ceasa (BR-153).

Os presentes conheceram os espaços onde serão instalados os laboratórios dos seis eixos de atuação do Centro (conheça os eixos), espaços estes que estão em obras. A perspectiva é que as obras sejam concluídas em setembro deste ano, quando será realizada a inauguração oficial do CiteLab. Além disso, visitaram o Laboratório de Prototipagem, onde estão instaladas as impressoras 3D, que já estão em funcionamento em projetos desenvolvidos pelo IFG, como a produção de máscaras faciais Shield.

Para o reitor do IFG, este é um momento ímpar para a Instituição na área de pesquisa e inovação, tendo em vista a possibilidade de desenvolvimento de ações que vão contribuir para o desenvolvimento de Goiás e do país. Segundo Jerônimo, “isso pode ser traduzido pela grande procura por órgãos governamentais para realização de parcerias, a exemplo desta visita de hoje feita pelo secretário da Sedi e pelo presidente da Fapeg”, pontua.

Para o secretário Marcio, há grandes perspectivas em parceiras na realização de projetos, principalmente, na área de energia, que é um dos eixos de pesquisa em que o Estado já atua e também que o CiteLab vai atuar. “Temos no Estados três eixos e um deles, o de energia, tem aqui. Enxergo que precisa ser mais trabalhado esse eixo e os demais, que vão trazer inovação para Goiás”, afirma o secretário. Ele cita, ainda, uma possível aproximação da Sedi e da Fapeg com o IFG, por meio do CiteLab, em um projeto que envolve energia e que é desenvolvimento junto à Ceasa, em Goiânia. Sobre a visita, Marcio enfatiza que a ideia foi “enxergar em que ponto estamos. E com a inauguração, em setembro, já teremos uma produção”, finaliza.

O presidente da Fapeg ressalta que ter um centro como o CiteLab, com estrutura que trará desenvolvimento socioeconômico para o Estado, é muito importante. Além da contribuição da Fundação junto ao IFG, por meio do edital de financiamento às incubadoras, Robson destaca que agora é o momento de pensar em projetos estruturantes para deixar o Centro de Pesquisa mais robusto. “Achei surpreendente a estrutura aqui. Enxergo que há muito potencial, principalmente na ideia da pesquisa estruturada e entregue à sociedade”, diz.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, Paulo Francinete Silva Junior, o CiteLab representa muito mais que um espaço físico. “A ideia é integrar a pesquisa, o ensino, a extensão e inovação e, ainda, realizar a articulação com o governo e com as entidades”, afirma. Paulo citou que a área do Centro tem cerca de 5.200 m², sendo dois prédios construídos: em um funcionará o CiteLab e, em outro, o Polo Embrapii.

Também estiveram presentes na visita a equipe de gestores e servidores do CiteLab, o diretor de Pesquisa e Inovação do IFG, Thiago Eduardo Pereira Alves, setor ao qual o CiteLab é ligado diretamente; o diretor-geral do Polo Embrapii do IFG, Ricardo Rabahi, pesquisadores do Centro e do Polo; a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Monteiro de Abreu, o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Marcos Fernando Arriel, além de servidores dos dois órgãos do Estado.

Conheça o CiteLab: https://www.ifg.edu.br/citelab

Conheça o Polo Embrapii: https://www.ifg.edu.br/embrapii

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria IFG

Fim do conteúdo da página