Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Goiânia ministrará palestra em evento internacional
INTERNACIONAL

Estudante do Câmpus Goiânia ministrará palestra em evento internacional

Convite foi realizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e pela Embaixada Brasileira em Cabo Verde

• Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 18h26
  • Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 16h00
Evento será realizado pela plataforma Zoom e contará com autores dos artigos contemplados na premiação do concurso realizado pelo Itamaraty

A concluinte da Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, Kamilla Christina Alves, realiza palestra no próximo dia 18 de junho, durante o lançamento de mais um volume do periódico internacional Platô, que ocorre online em Cabo Verde. O convite para participar do evento partiu do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Embaixada Brasileira em Cabo Verde, após sua premiação no Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa. Na ocasião, será lançado o número 4 do volume 8 da Revista Platô que trará os artigos selecionados no âmbito do concurso.

Kamilla foi a única brasileira a ser premiada no concurso do Itamaraty, que teve resultado publicado em 7 de abril deste ano. Ela recebeu o prêmio pelo artigo “Aprendizagem em movimento: a docência em formação no ensino de português para migrantes haitianos”, escrito em parceria com o então colega Isaque Lima da Silva, sob orientação da professora do Câmpus Goiânia Suelene Vaz.

No texto, eles relatam as experiências no campo da docência vividas desde 2019 no projeto de extensão do Câmpus Goiânia Movimentos Migratórios em V: português para falantes de outras línguas MoV(irtual), que atende alunos alunos haitianos e indígenas para o ensino da língua portuguesa. O projeto passou a ter esse nome após o ensino remoto adotado pela Instituição devido à pandemia de Covid-19. A ação é desenvolvida, com coordenação da professora Suelene Vaz, desde 2017 e, anteriormente, chamava-se Acolher, Ensinar e Aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade.

A estudante diz que recebeu o convite com muita alegria e animação. Cada autor contemplado no concurso do Itamaraty terá 10 minutos de fala, pela plataforma Zoom, momento em que Kamilla afirma que usará para falar sobre o projeto do IFG, inspiração para o seu artigo contemplado. “Vou poder falar sobre o projeto para mais pessoas. A cerimônia prevê um momento de abertura, lá vão estar as pessoas da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, o pessoal do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Vou poder passar nossa experiência para mais pessoas, sem contar os premiados de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Vai ser bem legal”. Os colaboradores do artigo, Isaque Lima da Silva e a orientadora, Suelene Vaz, também participarão do evento online.

Kamilla acrescenta que sua experiência no projeto de ensino de língua portuguesa a haitianos mudou sua percepção e transformou sua formação docente. “O trabalho com culturas diferentes me faz refletir sobre quem eu sou e como eu ajo no mundo. Hoje sou muito mais aberta à diversidade que existe entre as pessoas e para acolhê-las também, independente do país de origem. Aprendo com eles na mesma medida em que eu ensino. É uma troca que vai muito além da língua, perpassa as nossas vivências e os nossos saberes.  É muito lindo!”.

Periódico

A estudante do IFG e demais premiados no Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa apresentarão seus artigos que compõem o número 4 do oitavo volume da Revista Platô. O periódico internacional é produzido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP.

Em formato digital, de acesso público gratuito, a Platô tem a proposta de acompanhar os trabalhos realizados pelo Instituto e as discussões teórico-metodológicas que ilustram e dão consistência às políticas linguísticas consensuadas, no espaço multilateral, e atualmente em curso, para o português e, eventualmente, também, para outras línguas que interagem com o português na comunidade dos países de Língua Portuguesa.

Para saber mais sobre a revista, basta acessar: https://iilp.cplp.org/plato/

Confira mais sobre a participação de Kamilla no concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG