Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira edição da competição de jogos eletrônicos do IFG é encerrada
eJIFG

Primeira edição da competição de jogos eletrônicos do IFG é encerrada

Vencedores das modalidades disputadas irão participar da competição nacional em setembro

• Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 13h18
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h43
Na modalidade League of Legends, os jogadores do Câmpus Formosa realizaram a disputa final contra o Câmpus Luziânia

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou a primeira edição do eJIFG, uma versão dos jogos internos da Instituição com jogos eletrônicos. O encerramento do eJIFG Games Goiás aconteceu na sexta-feira, 30 de junho, com a transmissão da final da modalidade League of Legends (LoL). O evento foi realizado de forma online e contou com participantes de 12 câmpus da Instituição que participaram em três modalidades: xadrez, Free Fire e LoL. Os jogos foram realizados no período de 27 a 30 de julho. A transmissão das finais foi feita virtualmente e pode ser conferida no canal IFG Comunidade no YouTube

Nesta primeira edição, participaram as equipes dos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara, Inhumas, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso. Cada câmpus do IFG podia inscrever apenas uma equipe por modalidade, nas categorias masculino e feminino. Os câmpus vencedores irão representar o IFG na etapa nacional, no e-Sports nacional, competição entre as equipes de vários Institutos Federais prevista para ocorrer no período de 13 a 17 de setembro.  No caso da modalidade xadrez, os quatro primeiros colocados no masculino e feminino irão compor a equipe do IFG.

Analisando a forma como as competições aconteceram e a participação do público, o diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, professor Willian Batista dos Santos, destacou que a edição do eJIF Games Goiás foi realizada de forma bastante satisfatória: “a Comissão Organizadora Executiva, composta por professoras e professores de Educação Física, conseguiu realizar um excelente trabalho, oportunizando aos estudantes a vivência dos jogos eletrônicos”.

Campeões

Na modalidade xadrez voltada à categoria feminina, participaram da final os câmpus Goiânia, Jataí, Valparaíso e Senador Canedo. No resultado geral, o Câmpus Goiânia ficou em primeiro e segundo lugar, com as alunas Natália Andrade e Rhydia Freitas; Valparaíso ficou em terceiro, com a aluna Sunamita Santos; o Câmpus Goiânia também ficou com o quarto lugar, representado pela Vitória Silva. De acordo com as diretrizes da competição, as quatro alunas estão classificadas para representarem o IFG na etapa nacional.

Resultado da final do xadrez feminino

No xadrez masculino, o Câmpus Goiânia ficou com o primeiro lugar, com os alunos Apolo de Souza Sá; Valparaíso ficou com o segundo e terceiro lugares, com os alunos Rafael Santos e Gustavo Carvalho Santos, e o Câmpus Águas Lindas ficou em quarto lugar, com o aluno Caio Costa dos Santos. Confira a colocação dos participantes:

Resultado final da modalidade xadrez (masculino)

No Free Fire, foi campeã a equipe do Câmpus Formosa. O time Formosa agora será o representante do IFG na etapa nacional, que acontecerá em setembro. Na equipe, o Câmpus Formosa contou com a aluna Vitória Moreira de Melo e os estudantes Karllos Daniel Riberio, Guilherme Henrique Pereira Passos, João Diego Flôr Silva e João Victor Jatobá Ferreira. Nessa modalidade, a equipe conseguiu 78 pontos, ficando à frente das equipes de Senador Canedo (51 pontos) e Luziânia (48 pontos). Confira a tabela abaixo com a pontuação dos participantes e clique aqui para saber mais sobre a vitória do Câmpus Formosa.

Na modalidade League of Legends, os jogadores do Câmpus Formosa realizaram a disputa final em um jogo contra o Câmpus Luziânia e venceram a competição. O time foi formado pelos discentes Danilo Hennemann Neto, Felipe dos Santos Gomes, Hendrew Neves, Felipe dos Santos Lima e Arthur Félix de Abreu. Os alunos de Formosa representarão o IFG na competição nacional. A final da competição pode ser conferida no YouTube, no canal IFG Comunidade.

O diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, professor Willian, ressaltou que os integrantes da Proex “esperam que os estudantes classificados tenham a oportunidade de aprofundar suas vivências com os jogos eletrônicos, bem como de ampliar a rede de convivência com colegas de outros IFs. Além disso, esperamos que estas experiências formativas possam contribuir com o planejamento de atividades futuras integradas ao JIF Goiás”.

Futuro do eJIFG

Sobre a possibilidade de novas edições, uma pergunta levantada por muitos discentes do IFG, sobretudo nas redes sociais da Instituição, o professor Willian afirmou que “a Proex pretende avaliar a realização do eJIF Games Goiás junto com a Comissão Organizadora Executiva”. Sobre a questão, o docente observou: “como nosso torneio constituiu uma etapa classificatória para etapa nacional, tivemos que alinhar os jogos com aqueles apresentados pela Comissão Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (COJIF). Nesse sentido, consideramos que é necessária uma avaliação, análise e reflexão sobre os temas dos jogos disputados, bem como seu teor educativo”.  O professor ainda ponderou: “como nossa Instituição é responsável pela condução do processo de formação humana e profissional dos estudantes e de nossa comunidade, devemos ficar atentos a qualquer forma de ação que esteja em contraposição a esse projeto. A partir desse diálogo, verificaremos as possibilidades futuras, sempre com vistas a enriquecer o processo formativo de todos envolvidos.”

Confira todas as finais do eJIFG no canal IFG Comunidade no YouTube

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.