Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG faz parceria com IBC para atendimento de alunos com baixa visão
Início do conteúdo da página
Enxerga IF

IFG faz parceria com IBC para atendimento de alunos com baixa visão

Iniciativa faz parte da primeira edição do Projeto Enxerga IF, desenvolvido pelo IBC em convênio com os Institutos Federais

  • Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 19h10
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h45
Atendimentos oftalmológicos e pedagógicos estão marcados para os dias 23 e 24 de agosto
Atendimentos oftalmológicos e pedagógicos estão marcados para os dias 23 e 24 de agosto

Na próxima semana, entre os dias 23 e 25, alunos com diagnóstico de baixa visão de todos os câmpus do IFG serão examinados pelos médicos do Instituto Benjamin Constant (IBC) e receberão deles a prescrição e a orientação quanto ao uso de recursos ópticos, não-ópticos e tecnológicos para maximizar o aproveitamento da visão residual. Também haverá atendimento pedagógico, dado por uma das especialistas em educação especializada, voltada a esse público. Esse atendimento não se restringirá aos estudantes, sendo estendido também aos pais e professores.

Além da programação presencial, será oferecida uma oficina de formação continuada nos dias 26 e 31, no formato remoto.  “A ideia é que as orientações sobre as boas práticas de acolhimento e de ensino aos estudantes com baixa visão atinjam o maior número de professores e servidores técnico-administrativos do IFG. Nesse sentido, principalmente devido ao distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19, o formato on-line é o mais adequado”, explicou o diretor-geral do IBC, professor João Ricardo Melo Figueiredo.

Os atendimentos oftalmológicos e pedagógicos estão marcados para os dias 23 e 24, a partir das 8 da manhã, no Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), da Universidade Federal de Goiás, para alunos cadastrados nesta primeira edição do Enxerga IF. 

O Instituto Federal de Goiás é a primeira instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a receber o Projeto Enxerga IF.  O objetivo é fortalecer o atendimento educacional especializado oferecido pelo seu Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), ligado à Pró-Reitoria de Ensino, proporcionando aos estudantes a oportunidade de potencializar o uso das suas funcionalidades visuais.

"Estamos falando aqui de uma parceria com uma Instituição que é referência nacional no atendimento a pessoas com deficiências associadas à deficiência visual. Considero que estamos diante de uma grande iniciativa, que pode ser considerada como um piloto, com possibilidade de ser replicada em outros Institutos Federais", disse o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor do IFG.

“Parabenizamos o esforço dos gestores do IFG em abraçar a causa da inclusão efetiva dos estudantes com deficiência visual, em especial daqueles com baixa visão, que compõem um público extremamente variado de problemas visuais e geralmente desconhecido pela sociedade de uma forma geral.  É este mundo que precisamos apresentar às instituições de ensino para que os alunos não sejam apenas incluídos no ambiente escolar, mas consigam, efetivamente, aprender os conteúdos em sala de aula”, concluiu o diretor-geral do IBC, para quem este é apenas o início de uma parceria entre as duas instituições.

 

Saiba mais sobre a baixa visão. http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/693-um-universo-entre-outros-dois

Orientações gerais a pais e professores. http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/695-orientacoes-para-pais-e-professores

 

 

Assessoria de Comunicação do IBC.

Fim do conteúdo da página