Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG oferta curso de capacitação para pré-candidatos a gestor e vice-gestor de escolas municipais
Formação Continuada

Servidores municipais interessados têm apenas esta terça e quarta-feira, 9 e 10 de novembro, para se inscreverem

• Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 19h52

O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Chamada Pública nº3/2021, publicada pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), está ofertando um curso de extensão para capacitar os servidores da rede pública de ensino do município de Formosa que desejam se inscrever à Direção das escolas. A aprovação no curso é pré-requisito para concorrer aos cargos, conforme o Edital nº 3, de 27 de outubro de 2021, da Secretaria Municipal de Educação de Formosa.

O curso de extensão aos servidores das escolas municipais foi acordado entre a Diretoria-Geral do Câmpus e a Prefeitura Municipal de Formosa, estreitando os laços entre a instituição federal e a municipal, com o objetivo de contribuir na melhoria do desenvolvimento das escolas locais, na promoção da troca dos saberes e na produção de conhecimento. Dessa forma, o Câmpus Formosa do IFG almeja produzir impacto e transformações sociais na sociedade formosense.

Reforçar a missão do IFG também é um dos propósitos do curso. "Sempre abertos ao diálogo e às demandas da comunidade, nós, do IFG, mais uma vez nos disponibilizamos a contribuir nas atividades que são fins da instituição: ofertar cursos de formação e qualificação, gratuitamente e, agora, colaborando com a formação de futuros gestores e gestoras das escolas municipais da cidade", declarou o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias.

"Enquanto instituição, faremos sempre esforços no sentido de contribuir com a comunidade de Formosa e região", afirmou o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias.

Segundo Thiago, "esta ação é de fundamental importância neste momento para o Câmpus sob três aspectos: aproxima cada vez mais o IFG da comunidade,  apresenta nossas diferentes expertises na formação, tanto  de  futuros  professores, quanto de futuros  gestores e  profissionais técnicos, e pode abrir novas linhas de atuação".

Inscrições

Para se inscrever, o servidor municipal deverá preencher a ficha de inscrição no formulário online encurtador.com.br/txFHN. O curso disponibilizará 150 vagas, que serão completadas por meio de sorteio eletrônico, a ser transmitido pelo Google Meet, no link https://meet.google.com/zhi-urpg-obx,no, dia 11 de novembro, às 11 horas.

Matrícula

Se convocado, o candidato deverá efetivar a matrícula no curso no dia 12 de novembro, até as 23h59, preenchendo a Ficha de Matrícula online, que estará disponível no link encurtador.com.br/dfoJS. Além da própria Ficha de Matrícula preenchida, será solicitado o upload dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço com CEP.

Curso

As aulas ocorrerão no período de 13 a 18 de novembro. Na matriz curricular estão as temáticas Panorama Educacional Atual e os Desafios da Gestão Escolar frente à Responsabilidade da Formação do Sujeito; Gestão de Pessoas e seus Desafios; Gestão -Composição e Funcionamento e suas Atribuições - Gestão Participativa; Gestão Administrativa (Planejamento Político-Pedagógico, Planejamento de Execução e Gestão de Risco); Gestão Financeira (Programas, Verbas e Prestação de Contas); Comunicação no Ambiente de Trabalho e Comunicação Oficial.

O curso tem carga horária de 24 horas e será totalmente online, com aulas assíncronas, pela plataforma Moodle do IFG, e síncronas, pelo Google Meet. Os cursistas terão de obter a nota mínima 7,0 para aprovação e frequência mínima de 80% nas aulas. "A capacitação terá o objetivo de refletir e apresentar às futuras gestões das unidades escolares as diferentes dimensões da gestão, seja pedagógica, administrativa, política ou sociocultural", explicou o diretor-geral.

9 e 10/11/2021

Período de Inscrições

11/11/2021

11/11/2021

Divulgação dos classificados em 1ª chamada e lista de espera

12/11/2021

Matrículas dos classificados em 1ª chamada

13/11/2021

Início das atividades

Acesse aqui a Chamada Pública nº3/2021.

Faça aqui sua inscrição no Curso de Capacitação de Servidores do Município de Formosa-GO Candidatos à Direção-Geral das Escolas Municipais.

Todas as informações sobre a Chamada Pública nº3/2021 serão disponibilizadas no Menu Extensão>Editais.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa