Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social retoma atividades
EXTENSÃO

A turma será capacitada para o preparo e a venda de alimentos, visando a geração de emprego, renda, autonomia e dignidade.

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 09h38
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 15h16
Estudantes são recepcionadas pela coordenação e equipe que compõem o projeto

A pandemia da Covid-19 agravou a situação de vulnerabilidade social de milhares de brasileiros, tornando ainda mais urgente o desenvolvimento de ações que visem promover emprego, renda, autonomia e dignidade humana. É dentro desse contexto que o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), da Prefeitura de Goiânia, retomou as atividades do curso “Saberes e sabores: habilidades básicas de preparo e venda de alimentos”.

Na tarde dessa segunda-feira, 21 de março, mais uma turma de mulheres em situação de vulnerabilidade social foi recepcionada no projeto de extensão. Elas foram recebidas no Laboratório Gastronômico da unidade, onde puderam conhecer um pouco mais sobre o curso e vislumbrar como a ação poderá contribuir para o acesso à qualificação profissional e à geração de renda. Participaram do momento a coordenadora do curso, professora Giselia Lima, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, além de demais servidores da unidade. Da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres compareceram: Paola Cecília (gerente de relações intersetoriais), Afif Sarhan (gerente de comunicação) e Jeniffer Beda (coordenadora do Centro de Formação Consuelo Nasser).

O projeto é desenvolvido desde 2019 e a perspectiva é que o curso colabore também para o empoderamento feminino, sendo uma alternativa para vencer o ciclo de violência ao qual as mulheres são submetidas. Para os anos de 2022 e 2023, espera-se capacitar 120 mulheres. A seleção das alunas é realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, de acordo com critérios de vulnerabilidade. Os recursos para a capacitação das próximas turmas foi captado por meio do prêmio “Alimentação em Foco”, promovido pela Fundação Cargill.

O curso de extensão possui carga horária de 120 horas. A previsão é que a primeira turma de 2022 conclua o curso no dia 10 de junho. As aulas ocorrerão todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Laboratório Gastronômico do Câmpus Goiânia.

Turma durante acolhimento no Laboratório Gastronômico

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG