Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara inicia as atividades do novo curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico
Eletricista Instalador

Curso formará profissionais para um mercado em ascensão no Brasil e em Goiás

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 11h38
  • Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 11h40
A projeção salarial de um eletricista instalador será de 50 a 60% do piso de um engenheiro, que é de cerca de R$ 8.000

O IFG Câmpus Itumbiara recebeu na noite de ontem, 21, os calouros do novo curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico. O curso, que terá duração de 03 meses, capacitará profissionais para atuar em um mercado que está em ascensão tanto regional, quanto nacionalmente. Isso porque, atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), existem no país 859.951 sistemas instalados, sendo a maioria no setor residencial e comercial. Além disso, Goiás é o 7º estado brasileiro em número de geração distribuída, a capital Goiânia ocupa a 6ª posição nacional entre os municípios com maior potência instalada em megawatt e Itumbiara também se destaca entre as cidades goianas com mais placas solares em funcionamento.

Esta será a primeira oferta desse curso no IFG de Itumbiara, mas o coordenador Ghunter Paulo Viajante anunciou que no próximo semestre haverá abertura de novas turmas para suprir a demanda reprimida desse tipo de profissional na região. Neste primeiro semestre, a equipe gestora do curso ficou surpresa com o alto número de inscritos que foram 603 inscrições, para um total de 80 vagas.

“Somos uma das melhores instituições [de ensino] do país e estamos lutando para ser referência nacional na área de energia solar”, afirmou o supervisor do curso, prof. Marcelo Escobar.

“A educação modifica a vida daqueles que têm a audácia de se desafiar e buscar conhecimento”, afirmou o coordenador Ghunter Paulo ao incentivar os futuros eletricistas.

Expectativa
Entre os 80 novos estudantes do Câmpus, alguns são ex-alunos do IFG e moradores de Itumbiara ou da cidade mineira Araporã. Um deles, porém, veio de mais longe: Goiânia. Trata-se do senhor Joel Rodrigues da Silva Araújo, de 65 anos, que é servidor público aposentado. Muito animado, ele contou que mudou-se de Goiânia para Itumbiara, por três meses, exclusivamente para participar do curso de Eletricista Instalador, e que fez a viagem da mudança ontem mesmo e de moto. Bastante entusiasmado, Joel ainda disse que a inscrição dele foi feita pela esposa, sua “maior incentivadora” e que o desejo dela também era fazer o curso, mas infelizmente não foi sorteada. Joel, que é paraense, trabalhou por 17 anos na construção civil e diz estar muito animado com a capacitação na área de energia solar. “Não tem idade [para aprender]. Quanto mais a gente souber (...) e absorver informações, melhor”, afirmou o estudante Joel.

Organização das aulas
Os estudantes do curso de Eletricista Instalador foram divididos em duas turmas (1 e 2). Porém, em função da capacidade dos laboratórios, durante as aulas práticas as turmas serão novamente divididas nas turmas 1A, 1B, 2A e 2B, com 20 estudantes em cada laboratório. Também haverá revezamento das aulas marcadas para o sábado. Quanto aos horários, durante a semana as aulas serão das 19h às 22h15, com intervalo de 15 minutos; e aos sábados será das 13h às 17h.

Em caso de dúvidas, os estudantes calouros poderão entrar em contato com a coordenação, que funcionará na Sala do Núcleo Nupse, localizada no bloco antigo. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, entre às 19h e 22h.

Qualifica Mais
O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h. O Programa Energif é estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. O Instituto Federal de Goiás (IFG) participa do Programa por meio do Câmpus Itumbiara.

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.