Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião com presidente da Goiás Turismo prevê parcerias na implantação de cursos, realização e promoção de eventos
Gestão

Ações de nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foram pauta do encontro

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 18h08
  • Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 10h14
Encontro entre gestores do IFG e Goiás Turismo

Em reunião realizada na manhã de hoje, 25, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Goiás Turismo (GT) trataram de diversas possibilidades de parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A implantação de um novo curso para formação de Guias de Turismo, a realização de eventos que já estão no calendário anual da Instituição no espaço cultural e outros temas permearam o encontro.

A pauta inicial, enviada pelo presidente da GT, Fabrício Amaral, à Reitora do IFG, Oneida Cristina, contempla atividades e projetos nas áreas de pesquisa: estudo sobre impactos do turismo nas regiões de Goiás em atenção aos dados levantados no observatório do turismo, levantamento de potencialidades turísticas temáticas e/ou roteiros turísticos que valorizem as particularidades de cada destino, diagnóstico da capacidade de oferta turística nas regiões e ferramentas tecnológicas inovadoras com potencial para favorecer o turismo regional.

Também na área de extensão, a pauta contemplava a aplicação de ações concretas de transformação econômica & social nas regiões turística com a participação da comunidade local; parceria com o Centro Cultural para uso da biblioteca principal e infantil com pessoal capacitado e desenvolvimento de projetos de extensão, como atrações culturais, oficinas de gastronomia etc, desenvolvimento de guias informativos dos atrativos turísticos das regiões, promoção de eventos e atividades; na área de capacitação: desenvolvimento de curso de Guia de Turismo nas regiões turísticas do Estado de Goiás, curso de atendimento bilíngue e disponibilização de espaço no IFG para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo, convênio para recebimento de estagiários e outros.

A Reitora entregou ao presidente um levantamento de dados em relação aos projetos de pesquisa realizados pelo IFG, cursos de pós-graduação e afirmou que toda a pauta será analisada para que as parcerias sejam feitas dentro do que a Instituição consegue atender. “Há cursos que não podemos atender, mas há outras possibilidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, como cursos que, ao final, o estudante sai com uma especialização técnica”, comenta. Uma das propostas é a criação e um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou um curso técnico subsequente para formação de Guias de Turismo, mas que ainda será analisada.

Um dos projetos citados pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação foi o de uma biblioteca itinerante, que contemplará além da leitura, atividades de contação de história, teatro e música. Outros projetos de extensão, como o evento de Culturas Negras foi pauta da reunião no sentido de firmar uma parceria entre o IFG e a GT para a realização do Encontro neste ano de 2022.

Segundo o presidente Fabrício, “temos a visão sistêmica do nosso papel, com possibilidades de atuação muito além do turismo. Então, qualquer projeto temos condições de levar pra frente”, afirma. Ele se colocou a disposição, bem como sua equipe, para a análise das possibilidades de projetos e parceria em conjunto com o IFG para implementação de atividades, ações e projetos ainda neste ano.

Participantes

Participaram da reunião os pró-reitores do IFG: Gérley Lopes (Assessora de Relações Institucionais), Valeska Lopes Viana (Ensino), Thaís Amaral e Sousa (Pesquisa e Pós-graduação), Willian Batista dos Santos (Extensão), os diretores-gerais dos câmpus: Sandro de Lima (Cidade de Goiás), Adriana dos Reis (Goiânia), Cléberson Pereira Arruda (Goiânia Oeste) e Thiago Gonçalves Dias (Formosa). Da GT participaram o diretor do Centro Cultural Rubens Ananias, o gerente de Pesquisas, Estudos e Qualificação, Fernando Magalhães, e o servidor Iransé Oliveira.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria