Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG lança festival de cinema com mostra competitiva de curtas-metragens universitários
Cinema

Inscrições para a mostra competitiva podem ser feitas até 24 de abril por estudantes de graduação de todo país

• Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 15h16
  • Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 10h14
Festival de Cinema Universitário está com inscrições abertas para mostra competitiva de curtas

Em agosto, o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do seu Câmpus Cidade de Goiás, vai realizar o Folia – Festival de Cinema Universitário, que terá mostras temáticas e uma mostra competitiva, além de atividades de formação. O festival, que será realizado no Teatro São Joaquim, da cidade de Goiás, é uma ação de extensão vinculada ao curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do câmpus, realizada com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

As inscrições para a mostra competitiva foram abertas nesta segunda-feira, 28, e seguem até 24 de abril. Serão aceitos filmes de todos os gêneros (animação, documentário, ficção, experimental e obras híbridas), finalizados a partir de janeiro de 2020 e que tenham duração máxima de 30 minutos.

Podem ser inscritos curtas realizados por estudantes de graduação, matriculados em qualquer curso e instituição de ensino superior do Brasil, com exceção dos alunos do Câmpus Cidade de Goiás, que é o realizador do mostra competitiva.

As inscrições, que são gratuitas, serão on-line, por meio do preenchimento de formulário próprio, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1HxKBsFzlMCgb1DbCCZUm4GOCF4CFz2EAQtbB7TrR0mk . No formulário de inscrição deverá ser indicado o link para visualização do curta-metragem, informando a senha de acesso, caso o link seja protegido. O realizador universitário poderá inscrever mais de um trabalho, desde que efetue uma inscrição para cada curta-metragem submetido.

De acordo com o regulamento da mostra competitiva (edital nº 03/2022/PROEX/IFG), os critérios da premiação são: originalidade da proposta audiovisual, da concepção estética da direção e dos demais aspectos formais da obra, que demonstrem domínio no uso da linguagem, independente das temáticas, dos suportes físicos e equipamentos de captação e finalização usados para a realização do filme. Não haverá distinção e/ou valoração entre os gêneros cinematográficos.

Júris

Serão premiados quatro filmes universitários em competição: Melhor Curta e Melhor Direção (júri oficial), Melhor Curta (júri jovem) e Melhor Curta (júri popular). Além de receber o Troféu Folia, os trabalhos premiados serão exibidos em escolas públicas da cidade de Goiás, após a realização do evento.

O júri oficial da mostra competitiva será composto por cinco professores do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Campus Cidade de Goiás, a serem convidados pela comissão organizadora. Esse júri será responsável pela escolha do Melhor Curta e Melhor Direção.

Para a escolha do Melhor Curta (júri jovem) será formado um júri jovem, composto por cinco estudantes ou egressos dos cursos Técnico Integrado em Produção em Áudio e Vídeo, Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Licenciatura em Artes Visuais do Câmpus Cidade de Goiás, a serem escolhidos em processo seletivo próprio conduzido pela comissão organizadora. Já o Melhor Curta Universitário – Júri Popular será eleito pelo público presente às sessões da Mostra Competitiva, através de urnas a serem instaladas na entrada do cinema.

Durante o Folia – Festival de Cinema Universitário também ocorrerá o Encontro de Realizadores, por isso a seleção do curta-metragem para a Mostra Competitiva fica condicionada à confirmação da participação na mostra (presencial ou on-line) de pelo menos um representante.

Depois de divulgado o resultado final da seleção, a comissão organizadora do Folia entrará em contato com os responsáveis pelos curtas selecionados para confirmar a disponibilidade do realizador ou de um representante do curta para vir à Cidade de Goiás, nos dias de realização do festival e também verificar a disponibilidade de orçamento para custeio das passagens pelo festival ou pelo representante do curta, assim como em relação à hospedagem e alimentação em Goiás. Caso não seja possível a participação presencial, poderá ser confirmada a participação on-line em debates/bate-papo com transmissão pela internet.

O resultado preliminar da seleção de curtas será divulgado dia 4 de maio, cabendo recursos. O resultado final será divulgado no dia seguinte e a confirmação dos participantes do Encontro de Realizadores será feita no período de 6 a 31 de maio.

O Folia – Festival de Cinema Universitário é resultado de projeto que foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Municípios Goianos - Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016.

Confira o edital da seleção de curtas .

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.