Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia recebe debate sobre Plano de Mobilidade da Capital
Início do conteúdo da página
Participação

Câmpus Goiânia recebe debate sobre Plano de Mobilidade da Capital

De acordo com a prefeitura, o plano deverá ser apresentado no primeiro semestre deste ano

  • Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 14h28
  • Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 10h14
Evento reuniu gestores, professores e estudantes
Evento reuniu gestores, professores e estudantes

Goiânia é uma capital relativamente nova, quando comparada com outras capitais brasileiras. Mas aos 88 anos, a cidade vivencia desafios de grandes metrópoles, como a mobilidade urbana. Originalmente concebida para abrigar uma população de cerca de 50 mil pessoas, suas vias já não comportam adequadamente os mais de 1,5 milhão de habitantes – população estimada para 2021 pelo IBGE. Neste contexto, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu na manhã desta quarta-feira, 30 de março, um debate sobre a construção do Plano de Mobilidade de Goiânia (PlanMob Gyn).

A iniciativa é da Prefeitura de Goiânia e busca ampliar as discussões sobre a mobilidade na capital. A aproximação com o Câmpus Goiânia ocorre especialmente pelas investigações que vêm sendo desenvolvidas por pesquisadores e estudantes do curso superior de Engenharia de Transportes e do curso Técnico em Transporte Rodoviário, ofertado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a exemplo do estudo desenvolvido pelo professor Marcos Rothen sobre a insegurança para pedestres em ruas da cidade (leia aqui). Há também uma perspectiva de que o Câmpus Goiânia possa oferecer um curso de extensão voltado para a mobilidade, envolvendo diversas áreas do conhecimento.

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Adriana dos Reis Ferreira, esse encontro com a academia é importante para contribuir com as políticas públicas e um planejamento mais assertivo. “Quando nós fomos convidados pela Secretaria de Planejamento Urbano para dialogar sobre o plano de mobilidade, nós ficamos muito felizes, pois no nosso próprio planejamento pedagógico, já discutíamos a necessidade de aproximação com o poder público. Então esperamos colaborar muito com esse diálogo, especialmente por meio dos nossos cursos na área de Transporte”, pontuou durante a abertura do evento.

O superintendente de Mobilidade Urbana da prefeitura, Marcos Villas Boas, destacou que a discussão sobre a mobilidade é urgente, por se tratar de um direito fundamental de todo cidadão. “A partir do adensamento da cidade, nós começamos a perceber que o tema da mobilidade não é um tema que nós vamos nos debruçar sobre ele, porque ele é um tema que já nos alcançou”. Ele apresentou algumas questões que precisam ser consideradas no desenvolvimento do PlanMob Gyn, tais como as motivações que levam as pessoas a circularem pela cidade, como elas se movimentam e para quais lugares elas se locomovem com maior frequência. Para obter as respostas, a prefeitura espera receber informações de diversas plataformas e está coletando dados na pesquisa “Por onde você anda” (saiba mais no final desta matéria).

O encontro ocorreu em formato híbrido, com participação presencial de gestores, especialistas, professores e estudantes, no auditório Demartin Bizerra, e foi transmitido simultaneamente no canal do YouTube da prefeitura (assista). Também estiveram na mesa de abertura, os arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Jonas Lobo e Janamaina Costa, e a coordenadora do bacharelado em Engenharia de Transportes, professora Patrícia Vilela Margon. O evento contou ainda com palestra e participação de outros especialistas.

Pesquisa 

Lançada pela Prefeitura de Goiânia, em dezembro do ano passado, a pesquisa “Por onde você anda”, tem como objetivo coletar dados a respeito da movimentação da população residente na capital, para entender como a população se desloca para acessar os bens e serviços da cidade. A sistemática da pesquisa de “origem-destino” foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A coleta de dados é totalmente virtual e a população pode preencher a pesquisa acessando o site: https://www.goiania.go.gov.br/planmob/ ou por meio do aplicativo “Prefeitura 24 horas”. A pesquisa pode ser preenchida com identificação do usuário ou de forma anônima.

  

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página