Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Formosa recebe 40 computadores recondicionados pelo Instituto Brasileiros Amigos da Vida
Início do conteúdo da página
Parceria

Câmpus Formosa recebe 40 computadores recondicionados pelo Instituto Brasileiros Amigos da Vida

Os computadores foram adquiridos pelo Câmpus Formosa em editais de desfazimento de bens e serão destinados aos setores que apresentam demandas

  • Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 08h01
  • Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 09h24
Equipe do Câmpus Formosa recebe computadores recondicionados do Ibav
Equipe do Câmpus Formosa recebe computadores recondicionados do Ibav

Na tarde de 1º de abril, o Câmpus Formosa recebeu a visita de integrantes do Instituto Brasileiros Amigos da Vida (Ibav) – o presidente da Assembleia Geral, Francisco de Assis, e a presidente executiva Amanda de Magalhães Alcântara –, oficializando o recebimento, na última quinta-feira, 31 de março, de 40 computadores recondicionados voluntariamente pelo Ibav. Os computadores apresentam configuração Core I5, 4GB de memória RAM e HD 320GB, com monitor de 17 polegadas, e têm a finalidade de suprir a falta do equipamento em alguns setores e substituir máquinas desatualizadas.

A Diretoria-Geral do Câmpus Formosa iniciou os diálogos com o Ibav em 2019 e tem estreitado ainda mais os laços desde o ano passado. A parceria poderá render um acordo de cooperação entre o IFG e o Instituto, já em tramitação na Reitoria do IFG. “Estamos unindo forças para o nosso objetivo fim: um trabalho social para a comunidade do Câmpus, de Formosa e região como um todo”, afirmou o diretor-geral, professor Thiago Gonçalves Dias.  

 

Inclusão

Presidente da Assembleia Geral do Ibav e diretor-geral do Câmpus Formosa discutem possibilidades com parceria
Presidente da Assembleia Geral do Ibav e diretor-geral do Câmpus Formosa discutem possibilidades com parceria

 

Durante a visita, Thiago e o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Bruno Quirino Leal, apresentaram o Bloco Tecnológico para Francisco e Amanda. O grupo discutiu o projeto de extensão Inclusão Sociodigital, já cadastrado, que levará cursos, oficinas, projetos e eventos de extensão à comunidade desfavorecida socioeconomicamente, de Formosa e região.

Com a instalação de um datacenter com GPU, será possível a criação, no Bloco Tecnológico, de um laboratório de Ensino e Pesquisas Tecnológicas e a montagem de um ônibus itinerante tecnológico, com laboratório e centro de pesquisa.

Além disso, faz parte dos planos futuros da gestão, o uso de inteligência artificial no Câmpus Formosa para cursos e pesquisas. “Com a nossa parceria, a gente vai montar o nosso supercomputador com inteligência artificial, com a GPU que virá para o Câmpus”, declarou Francisco.

 

Ibav

O Instituto Brasileiros Amigos da Vida é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), ou seja, sem fins lucrativos, fundada em 2003, em Formosa, que busca promover a inclusão social por meio do uso de tecnologia da informação para a construção e exercício da cidadania, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ele é cadastrado no Ministério das Comunicações como Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), realizando reparos em equipamentos usados, tratamento de resíduos eletroeletrônicos e ministrando cursos e oficinas para a comunidade.

O CRC participa do programa de inclusão digital Computadores para Inclusão, do Governo Federal e atua em ações de desfazimento de eletroeletrônicos, recondicionamento e distribuição a Pontos de Inclusão Digital (PID). Por sua vez, o IFG, com seu perfil tecnológico e suas ações de extensão que abrangem a comunidade externa, tem o Instituto Brasileiros Amigos da Vida como um forte parceiro, que colabora em benefício da inclusão de comunidades carentes do município e região. “Pensando nos objetivos e metas do IFG e do Ibav, que são fazer um trabalho social, trabalhar com a inclusão digital e outras inclusões, somamos forças”, justificou o diretor-geral.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página