Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre nova seleção para projetos PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

IFG abre nova seleção para projetos PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI

Estudantes de graduação podem concorrer a bolsas de R$ 400 e, alunos do ensino médio, a bolsas de R$ 100

• Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 08h38
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 18h37

Estão abertas as inscrições para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Goiás (IFG). São ofertadas 250 bolsas, divididas entre os programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af); Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/PIBITI/Af). Os editais podem ser acessados na seção de editais da página do Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

No edital PIBIC/PIBIC-AF, destinado a estudantes dos cursos superiores, são disponibilizadas 60 bolsas, sendo 30 delas para o PIBIC-Ações afirmativas. Para o PIBITI/PIBITI-AF, também destinado a estudantes dos cursos superiores, são 40 bolsas e 20 delas igualmente são destinadas às ações afirmativas (PIBITI-Af). Apenas estudantes que ingressaram no IFG por meio do sistema de reserva de vagas podem concorrer às bolsas PIBIC-Af e PIBITI-Af.

O valor das bolsas PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITI-Af é de R$ 400,00 mensais, conforme fixado anualmente pelo CNPq. Elas terão vigência de 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023. E é requisito para a concessão da bolsa que o estudante dedique-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, disponibilizando uma carga horária mínima de 20 horas semanais para o desenvolvimento do plano de trabalho estipulado pelo orientador.

Ensino médio

O IFG oferta também bolsas de iniciação científica e tecnológica a alunos do ensino médio. O edital PIBIC-EM/PIBIC-EM-AF oferta 150, sendo 75 delas para as ações afirmativas. Das 75 bolsas PIBIC-EM-Af, 50 bolsas serão destinadas aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio que ingressaram no IFG por meio do Sistema de Reserva de Vagas e 25 bolsas serão destinadas aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O valor da bolsa PIBIC-EM é de R$ 100,00 mensais, conforme fixado anualmente pelo CNPq. As bolsas também terão vigência de 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023.

Participação

As inscrições dos estudantes devem ser feita pelos orientadores, exclusivamente por meio do módulo Pesquisa SUAP. As inscrições se dão pela submissão dos projeto de pesquisa cujas execuções sejam de responsabilidade dos estudantes sob a orientação dos orientadores que propõem os projetos.

Cada orientador pode se inscrever em até quatro projetos de pesquisa em cada um dos programas. Cada projeto de pesquisa poderá prever a participação de no máximo quatro estudantes, dos quais apenas um poderá ser bolsista (os demais deverão atuar como voluntários).

Confira os editais:

PIBIC

PIBITI

PIBIC-EM/PIBIC-EM-AF

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.